Road Show da Jornada de Transformação Digital: evento na capital paulista mostra etapas e resultados

04/10/2022 - atualizado às 12:53 em 05/10/2022

Programa visa digitalizar empresas industriais do estado de São Paulo com consultorias e treinamentos gratuitos para empresas com faturamento até R$ 8 milhões ao ano

 

A capital paulista recebeu nesta terça-feira, (4/10), o Road Show da Jornada de Transformação Digital, que apresenta etapas e resultados reais do programa que visa digitalizar indústrias do estado de São Paulo. O programa, desenvolvido por FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP, foca as micro, pequenas e médias indústrias e é gratuito para aquelas que têm faturamento de até R$ 8 milhões ao ano. Já são mais de 4,3 mil indústrias participantes, em pelo menos uma das etapas. A meta é atender 40 mil nos próximos quatro anos.

A Jornada é composta por oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. As metodologias utilizadas já foram aplicadas em indústrias de diversos portes, com resultados muito positivos, como ganhos de produtividade de até 50%.

Na abertura do evento, que aconteceu na Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle, no bairro de Santo Amaro, o presidente do CIESP, Rafael Cervone, explicou que a jornada acaba beneficiando toda a cadeia produtiva porque são as indústrias de menor porte que fornecem insumos e matéria-prima para as grandes. As micro e pequenas empresas (MPEs) são, atualmente, 92% do total de indústrias no estado de SP.

O diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra, também falou da importância de transformar a Jornada em um grande ecossistema que abarque todo o mercado. “Por isso a importância de transformarmos a Jornada em um ambiente modernizado aonde as MPEs vão ter acesso ao conjunto de soluções”, diz. Ele ainda ressaltou que o foco em empresas deste porte está em todo mundo. “Estamos na mesma página do que a Europa, do que outros países”, afirmou. “Há um esforço global para digitalizar pequenas empresas e nós fomos buscar as melhores práticas mundiais para trazer para a Jornada.”

Outro ponto de destaque no evento foi a importância da atualização do capital humano mediante a transformação das empresas. Terra explicou que a Jornada oferece também treinamento aos colaboradores para se integrarem às novas etapas, como Lean Manufacturing, a manufatura enxuta. Além disso, as empresas participantes têm acesso facilitado aos cursos do próprio SENAI-SP para os quais também são indicadas durante o processo. Atualmente há uma cartela diversificada de cursos gratuitos na área de tecnologia em parceria com grandes empresas de tecnologia como Amazon, Google, Microsoft, CISCO. “São ações que se acoplam no sentido de fazer com que o capital humano se mova no ambiente da Jornada”, completou.

Terra, o diretor do CIESP Distrital Sul, Marco Antonio dos Reis, o consultor de Negócios do Sebrae na zona Sul da capital, José Venâncio e a diretora de Negócios e Fomento do Desenvolve-SP, Gabriela Chiste, fizeram uma roda de conversa com empresários que já participaram de, pelo menos, uma das etapas da Jornada para que eles relatassem suas experiências.

“Tivemos inúmeros benefícios, como a otimização de processos, referência de dados em tempo real, redução de desperdícios, automação. O Senai tem sido muito importante e será muito importante no futuro para a empresa 3A", revelou o diretor da empresa de portas e janelas de alumínio, Domingos Cordeiro. 

“Saí da indústria 3.0 para entrar na indústria 4.0”, contextualiza o engenheiro de Qualidade da MWM Motores e Geradores, Luís Soares Teixeira. Segundo ele, hoje, a empresa está na fase de integração de sistemas, criando um grande ecossistema com fornecedores que proporciona maior controle logístico e de qualidade. Um alinhamento ao ambiente que Cervone e Terra descreveram da Jornada.

Com a representante do Desenvolve-SP, empresários também puderam solucionar suas dúvidas quanto às linhas de crédito para etapas avançadas da Jornada. Todo o processo de solicitação e acompanhamento de recursos acontece digitalmente, no site DesenvolveSP.

 

Escolas Móveis  

Duas Escolas Móveis do SENAI-SP, Indústria 4.0 e Jornada de Transformação Digital, também fizeram parte do Road Show na capital paulista. Na Unidade Móvel de Indústria 4.0 é possível vivenciar um pouco da experiência com as chamadas tecnologias habilitadoras como realidade virtual, Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Robótica Avançada. Já na unidade de Transformação Digital, visitantes receberam atendimento para tirar dúvidas e fazer inscrições na Jornada.

Este foi o nono de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital. As próximas paradas, assim como depoimentos de empresários participantes, detalhes do programa e como participar, estão disponíveis no site jornadadigital.sp.senai.br.