Região do ABCD Paulista recebe Jornada de Transformação Digital

06/10/2022 - atualizado às 00:38 em 07/10/2022

Programa visa digitalizar empresas industriais do estado de São Paulo com consultorias e treinamentos gratuitos para empresas com faturamento até R$ 8 milhões ao ano

 

Diadema recebeu, nesta quinta-feira (6/10), o Road Show da Jornada de Transformação Digital, evento itinerante de apresentação do maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo. A Jornada - uma iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP - oferece treinamentos e consultorias, com foco nas micro, pequenas e médias empresas, para que possam modernizar e automatizar seus processos de produção. A participação é gratuita para aquelas que têm faturamento de até R$ 8 milhões ao ano. As micro e pequenas empresas (MPEs) são, atualmente, 92% do total de indústrias no estado de SP.

A Jornada é composta por oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. Já são mais de 4,3 mil indústrias participantes, em pelo menos uma das etapas. A meta é atender 40 mil empresas nos próximos quatro anos.

“Estamos colocando recursos financeiros e profissionais de diversas entidades nisso. Sabemos que a covid acelerou vários processos e tecnologias e agora é preciso ajudar, principalmente, as micro e pequenas empresas a se atualizarem”, disse o presidente do CIESP, Rafael Cervone, durante abertura do evento na Escola SENAI Manuel Garcia. Segundo Cervone, as indústrias participantes já registraram, em média, ganhos de 40% de produtividade, mas “tem empresas ganhando até mais de 60%”, completou.

Além dos ganhos de produtividade, o supervisor de Projetos e Tecnologia do SENAI-SP, Arthur Dias, destacou as melhorias em eficiência energética conquistadas nas primeiras etapas da Jornada. “Com análises e pequenas ações conseguimos reduzir em cerca de 18% o consumo de energia e, entre 10 e 11%, o valor na conta de luz”, relatou. O presidente do Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria (Compi), da Fiesp, Luciano Coutinho, também ressaltou este ponto de melhoria e a diferença que ele produz no orçamento de pequenas empresas. “Às vezes, há um equipamento que consome muita energia e seu uso pode simplesmente ser reprogramado diminuindo o desperdício”, explicou.

Os representantes do CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP também demonstraram o esforço para que a Jornada seja um grande ecossistema que abarque todo o mercado. Esforço que já traz resultados. “As próprias grandes empresas que fornecem soluções 4.0 estão percebendo que é preciso adaptar seus produtos também para as pequenas indústrias”, relatou o supervisor. Em breve, um market place será lançado, no qual estarão cadastradas empresas integradoras, que farão parte da Jornada como fornecedoras de soluções e produtos a quem está sendo atendido pelo programa. “Trabalharemos em uma consultoria à seis mãos: o consultor do SENAI-SP, a empresa que está sendo atendida e a empresa que fornece a solução 4.0”, definiu Arthur.

André Silva, diretor da Selco, que fabrica peças para o setor automotivo, contou alguns de seus resultados e reforçou a importância dos demais industriais participarem. Para ele, é um desafio convencer um empresário a investir em inovação, mas com exemplos de outras empresas, apoio de parceiros e recursos subsidiados, a Jornada cria um ambiente favorável para isso. “Fomos desde unificar operações até robôs para carga e descarga, além da coleta de dados em tempo real e novos softwares”, relata ele. A empresa obteve um ganho de produtividade de quase 40%.

Além do supervisor do SENAI-SP e o representante da Selco, participaram do painel o diretor titular do CIESP Diadema, Anuar Dequech Junior; o Gerente Regional do Sebrae Diadema, Paulo Cereda; e o gerente de Negócios do Desenvolve-SP, Anselmo Freire.

 

Escolas Móveis

Duas Escolas Móveis do SENAI-SP, Indústria 4.0 e Jornada de Transformação Digital, também fizeram parte do Road Show em Diadema. Na Unidade Móvel de Indústria 4.0 é possível vivenciar um pouco da experiência com as chamadas tecnologias habilitadoras como realidade virtual, Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Robótica Avançada. Já na unidade de Transformação Digital, visitantes receberam atendimento para tirar dúvidas e fazer inscrições na Jornada.

Este foi o décimo de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital. As próximas paradas, assim como depoimentos de participantes, detalhes do programa e como participar, estão no site: jornadadigital.sp.senai.br.