Projeto do Senai-SP vence prêmio Objeto Brasil

25/05/2016 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

 projeto do “Cooktop Giratório Adaptado para Cadeirantes”, elaborado por um grupo de alunos da Escola Senai Italo Bologna em Itu, São Paulo, foi o vencedor do prêmio Objeto Brasil nas categorias Estudantes e Design para Todos/Economia Solidária, levando a medalha de ouro. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (23/05), na capital paulista, no Istituto Europeo di Design.

O Objeto Brasil é uma iniciativa da Associação Objeto Brasil e tem como objetivo estimular a produção brasileira de design.

Mesmo não tendo em sua grade nenhum curso de design, a escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) em Itu é uma referência em projetos de inclusão e acessibilidade.

Nessa linha, o Cooktop Giratório consiste em uma mesa de fogão giratória adaptada para pessoas usuárias de cadeira de rodas e que possuem livre movimento dos braços. Desse modo, o usuário pode escolher a boca que deseja utilizar nos botões no painel, fazendo o seu próprio rodízio enquanto cozinha, já que a panela vem até ele.

 

Foto: Divulgação
O Cooktop Giratório adaptado para cadeirantes: fogão totalmente acessível criado na escola do Senai-SP em Itu 


De acordo com a agente de Inovação da escola do Senai-SP em Itu, Lucia Friedrich, o reconhecimento do prêmio é ainda maior pelo fato de a unidade não oferecer cursos de design. “Fomos convidados a participar do prêmio”, diz. “E a vitória nos motiva a participar de mais iniciativas assim”.

Ela conta que o Cooktop Giratório também ficou em segundo lugar na categoria Tecnologia Inclusiva na edição estadual do concurso Inova Senai, que premia projetos inovadores nas escolas da rede.

A criação é fruto do trabalho de conclusão do curso técnico de Mecânica dos alunos Rafael Sabaini Garcia, Rogel Pinotti da Silva e Elisabete Ribeiro Proença. Eles foram orientados pelos professores Emerson Siqueira de Oliveira, Marcos Roberto Silvério da Cruz e Marcos Galvão.

Segundo Lucia, a escola do Senai-SP em Itu possui um Núcleo de Tecnologias Assistivas com linhas de serviços tecnológicos para atendimento a empresas com foco na inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, desenvolvendo produtos de tecnologias assistivas.