Projeto de alunos do Senai-SP é premiado na Mostra Paulista de Ciências

16/12/2014 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Agência Indusnet Fiesp

Baconcheese. Foto: Divulgação

Depois de alcançar o primeiro lugar em sua categoria na II Mostra de Ciência e Tecnologia 3M realizada em novembro, o Projeto “Bisnaga de Carne com redução de sódio Baconcheese”, elaborado e desenvolvido por alunos do curso técnico de Alimentos da escola “Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) em Campinas, foi premiado na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia do Estado de São Paulo (MOP).

O projeto obteve o primeiro lugar em Ciências Agrárias, em evento realizado no início de dezembro (05/12). Nesta categoria participaram 14 projetos que obtiveram o ponto mais alto do pódio nas mostras de ciência em que estiveram presentes ao longo de 2014. Além da premiação, o projeto foi automaticamente classificado para participar da etapa nacional da próxima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

O Baconcheese foi desenvolvido pelos alunos Andréia Montanari Bidutti, Luis Gustavo Figueiredo Barros e Vittória Beatrice Fonseca e Lima (Curso Técnico de Alimentos), sob orientação dos docentes Ana Claudia Varanda Moreira e Angélica Martins Lampa Fioresi.

O objetivo do projeto foi desenvolver uma bisnaga de carne com redução de sódio denominada Baconcheese, de consistência pastosa e envasada em uma bisnaga de alumínio, garantindo praticidade ao consumidor.

Ele apresenta características únicas por ser proveniente de um processamento inovador, visto que os produtos classificados concorrentes como o patê, geralmente são enlatados ou envasados em embalagens de difícil manipulação, além do fato do produto não necessitar de refrigeração o que o torna acessível a diversas classes sociais.

A equipe partiu da constatação de que os produtos cárneos conservados em temperatura ambiente são compostos por uma grande quantidade de sódio, uma vez que este mineral auxilia na retenção de agua e controle de estabilidade. Entretanto, o consumo excessivo de sódio tem acarretado em doenças como hipertensão arterial, doenças renais e principalmente cardiovasculares, que estão entre as maiores causas de internações e óbitos no Brasil.

Com base na gravidade dos resultados deste consumo excessivo, foi realizada uma redução significativa de cerca de 12% deste mineral no produto final.

A MOP

A Mostra Paulista de Ciências e Engenharia do Estado de São Paulo (MOP) foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a MOP tem como principal objetivo divulgar projetos investigativos conduzidos por estudantes da Educação Básica e Técnica do Estado de São Paulo.