Paulo Skaf inaugura nova escola do Sesi-SP em Mococa; centro de ensino beneficia 1.163 estudantes

04/03/2013 - atualizado às 18:08 em 08/03/2013

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

Em cerimônia com a presença de estudantes, familiares e autoridades locais, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf, inaugurou na manhã desta sexta-feira (01/03) a nova escola do Sesi-SP no município de Mococa (nordeste do Estado).

Paulo Skaf durante o descerramento da placa de inauguração. Foto: Junior Ruiz.

 

A unidade de ensino, que recebeu um investimento de R$ 10,2 milhões, foi projetada com 16 salas de aula, duas áreas de convivência cobertas, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, dois laboratórios de informática educacional com 37 computadores, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, três salas de convivência, uma sala de música, uma sala de artes cênicas e quadra poliesportiva coberta.

Estrutura

A estrutura agradou pais e alunos, como a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Ana Luiza de Moraes. “Temos professores de alto nível e uma estrutura perfeita, com laboratórios completos”, disse, entusiasmada com a novidade. “Acredito que terei muito mais chance de concorrer em uma faculdade federal, com o ensino de qualidade que estou aprendendo”, completou.

Além dessa estrutura, a nova escola passa a oferecer ensino fundamental em tempo integral, permitindo que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A unidade também passa a contar com o ensino médio, para alegria de pais como a microempresária Rosilene Maria Guisso, mãe de dois alunos da instituição. Ela considera a organização da escola e a metodologia de ensino quesitos fundamentais para aprendizagem dos alunos. “É um orgulho para nós, pais, ter filhos que estudam ou que estudaram no Sesi”, enfatizou.

 

Metodologia

O Sesi-SP desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como “Sistema Sesi-SP de Ensino” que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa. Essa concepção educacional parte da perspectiva de que toda criança ou adolescente é capaz de aprender se lhe forem oferecidas boas situações de aprendizagem.

Na opinião do ex-aluno do Sesi-SP e professor, Tiago de Jesus Pereira, a educação de qualidade oferecida pela instituição foi decisiva para o seu sucesso profissional: “Trabalho com cinema e Literatura, e foi na escola que tive a oportunidade de escrever pequenas textos, dirigir algumas peças. Foi uma época em que tudo estava aflorando na minha vida e os professores me incentivaram muito nesta fase. Sinto que se não tivesse esse estímulo, poderia ter tomado outro rumo”, disse Pereira, que além de educador é coautor do livro Mococa Doces Histórias (Editora USP).

Após a inauguração da escola, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP participou na tarde de hoje de uma clinica de natação, ministrada pelo técnico de natação do Sesi-SP e da seleção brasileira de natação feminina, Fernando Vanzella.

Confira outras inaugurações do Sesi-SP em todo o Estado.