No Mundo Senai, instituição abre escolas para visitação guiada

18/10/2013 - atualizado às 20:10 em 18/10/2013

Giovanna Maradei, Agência Indusnet Fiesp 

 

Todos os anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abre as portas de suas unidades em todo o país para promover o chamado Mundo Senai. Na iniciativa, alunos, funcionários e, principalmente, curiosos podem fazer um tour por qualquer unidade. E conhecer um pouco mais sobre os diversos cursos oferecidos pela unidade.

Durante a visita, os convidados passam por todas as oficinas, laboratórios e salas de aula que formam o complexo escolhido, tendo a chance de conhecer o que a escola oferece antes de ingressar em cursos de maior duração ou de iniciar sua formação em uma nova área de trabalho.

Na Escola Senai Francisco Matarazzo, no bairro do Brás, na zona leste de São Paulo, são oferecidos cursos do nível técnico a pós graduação, ligados às áreas têxtil e vestuário. Por isso, durante o Mundo Senai, os visitantes têm a oportunidade de conhecer praticamente todo o processo de produção de uma peça de roupa, desde a produção da linha e do tecido até a parte de corte, costura e modelagem.

Na dinâmica, cada aluno apresenta a área de conhecimento que cursa. Os estudantes do curso técnico de têxtil, por exemplo, apresentam as oficinas de tecelagem e fiação enquanto os do curso de vestuário falam sobre as atividades de corte e de costura. Mas todos são unânimes em dizer que se sentem muito orgulhosos ao mostrar o que fazem e de ver a reação do grupo visitante.

“Até chega a ser prazeroso mostrar aquilo que a gente realmente gosta e que a gente trabalha. É interessante isso. Mostrar para as pessoas o que a gente idealiza para a nossa vida”, disse Elton Vasconcelos  que está no quarto semestre do curso técnico de vestuário e é um dos alunos responsáveis por guiar os visitantes pela unidade.

Visitantes impressionados

Não há quem não se impressione com as máquinas que fazem dos tufos de algodão, linhas ou das que transforma essas linhas em tecidos e malhas. Por isso mesmo também não são raros os visitantes que se empolgam durante a visita e já saem dela pensando no próximo curso que podem fazer.

Luciana Favato e Simone Pansera são alunas do curso via rápida de modelagem do Sena-SP. Mesmo estudando lá, ambas ficaram impressionadas ao conhecer outro lado da escola. “Dá vontade de fazer os cursos também e se aperfeiçoar mais. Cada sala que  a gente entra tem vontade de entender e saber como funciona.”

A escola

O coordenador técnico da escola, Paulo Sérgio Salve, admite que muitas pessoas procuram a escola pensando apenas no “glamour” que envolve o mundo da moda, mas desconhecem todo o trabalho que tem por trás da produção de cada peça.

“O Mundo Senai é importante por causa disso. Você consegue mostrar o que realmente você faz. A pessoa não imagina o trabalho que é fazer uma roupa” afirma Salve.

O Mundo Senai prossegue no sábado (19/10). A Escola Senai Francisco Matarazzo está com inscrições abertas para o processo seletivo de todos os seus cursos. Para mais informações, acesse: http://textil.sp.senai.br