No programa ‘Esquenta’, na Rede Globo, presidente da Fiesp e do Senai-SP fala de parceria com AfroReggae

03/06/2013 - atualizado às 12:46 em 10/06/2013

Agência Indusnet Fiesp

Foto: Carlos Fofinho/Divulgação
A apresentadora Regina Casé, o juiz Odilon de 
Oliveira, João Jorge (Olodum), José Junior 
(AfroReggae) e Paulo Skaf (Fiesp).

Acompanhando José Júnior, coordenador executivo do AfroReggae, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Paulo Skaf, participou da edição de domingo (02/06) do programa “Esquenta!”, na Rede Globo.

O programa da apresentadora Regina Casé celebrou os 20 anos da organização não governamental (ONG) – parceira da Fiesp em iniciativas de natureza educacional, cultural e de reinserção profissional. Um desses projetos tem participação do Senai-SP.

No “Esquenta”, José Junior falou de iniciativas do AfroReggae fora da área cultural. “Tem o ‘Empregabilidade’, que encaminha egressos do sistema penal, moradores de comunidade, pessoas que dificilmente conseguiriam emprego”, disse o coordenador executivo da ONG.

“Traduzindo em português claro”, emendou Regina Casé. O cara sai da cadeia. Já é difícil, lá dentro, ele se reabilitar. E sai sem nenhuma perspectiva de emprego. O AfroReggae abraça essa tarefa que, antes, era impossível para aquele cara conseguir emprego”.

Logo em seguida, Paulo Skaf completou. “Até porque muitas vezes falta formação profissional para ele. Na parceria que nós fizemos com o AfroReggae em São Paulo, nós pegamos esses egressos – temos também uma parceria com a secretaria de administração penitenciária – no sentido de ter uma seleção de vocação profissional e dar formação profissional”.

Em abril, em entrevista ao site da Fiesp, o presidente Paulo Skaf explicou como será a participação do Senai-SP no projeto.

"Infelizmente, 80% das pessoas que deixam as prisões acabam voltando ao crime. Tendo isso em vista, nós vamos disponibilizar cursos profissionalizantes, através do Senai-SP, para que os egressos tenham oportunidade de aprender. Com a Fiesp, buscaremos vagas de emprego para essas pessoas, formando mão de obra capacitada para a indústria da construção civil, por exemplo. Já temos um projeto assim na casa, que agora será alavancado com a participação do AfroReggae aqui em São Paulo."