Meta é implantar tempo integral nas escolas no Sesi-SP em até dois anos, anuncia Skaf

15/03/2013 - atualizado às 16:22 em 25/03/2013

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

Todas as unidades do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) vão implantar, em até dois anos, o sistema em tempo integral para os alunos do ensino fundamental. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (15/03), em Guararapes, pelo presidente do Sesi-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

Foto: Junior Ruiz/Fiesp
Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Sesi-SP, comemoram com os alunos a nova escola

“A grande preocupação da indústria é oferecer educação de qualidade desde a base. Nos próximos dois anos, nós queremos implantar o ensino em tempo integral do 1º ao 9º ano do fundamental em todas as escolas do estado”, afirmou Skaf durante a cerimônia de inauguração das instalações do Sesi-SP no município situado no noroeste do estado, a 545 kms da capital.

Foto: Julia Moraes/Fiesp
Dia de comemoração para os alunos do Sesi

A unidade em Guararapes vai beneficiar, a cada ano, um total de 594 estudantes, dos quais 229 alunos do ensino fundamental terão educação em tempo integral. A escola atende ainda estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com investimento de R$ 11,5 milhões, o centro foi projetado com 12 salas de aula, uma área de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, um laboratório de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física e quadra poliesportiva.

Compromisso do Sesi-SP

Foto: Junior Ruiz/Fiesp
O superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni

Na solenidade, o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, lembrou do compromisso firmado pela instituição de investir em educação de qualidade. “Para o Sesi-SP, o essencial da educação não é simplesmente ensinar, mas fazer com que o aluno aprenda. O nosso diferencial é ter um sistema de ensino que prepare o aluno, desde o início, para chegar à universidade.”

Segundo a estudante do 3º ano do ensino médio, Raquel Zilhalza, a articulação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), oferecida pelo Sesi-SP aos alunos do ensino médio, dará a ela a chance de sair da escola preparada para o mercado de trabalho. “Graças ao Sesi-SP e ao Senai-SP, saio daqui com uma profissão. O Sesi-SP forma mais do que alunos, forma cidadão”, afirmou a jovem.

Opinião compartilhada pelo também aluno do 3º ano do ensino médio, Guilherme Fonseca Fulaneti, que durante as aulas práticas no laboratório de biologia descobriu sua futura profissão: “Eu tenho orgulho de ser aluno do Sesi-SP. Aqui eu aprendi a buscar os meus sonhos e encontrei a minha vocação. Quero fazer faculdade de biologia”, afirmou o estudante.