Mairinque terá nova escola do Senai-SP em 2015; doação de terreno para a obra foi assinada nesta sexta-feira (07/06)

07/06/2013 - atualizado às 19:14 em 21/06/2013

Isabela Barros, de Mairinque, com redação, Agência Indusnet Fiesp

Mairinque, município a 80 quilômetros da capital paulista, vai ganhar uma nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). O projeto foi sacramentado em cerimônia na tarde desta sexta (07/06) com a doação de um terreno de 13 mil metros quadrados para a obra.

Foto: Divulgação/Fiesp
WPaulo Skaf, presidente do Senai-SP, e Rubens Merguizo Filho, prefeito de Mairinque. 

A escritura foi assinada pelo prefeito de Mairinque, Rubens Merguizo Filho, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, Paulo Skaf. O evento contou ainda com a presença do diretor regional do Senai-SP e superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo, Walter Vicioni Gonçalves, entre outros nomes.

De acordo com Skaf, a nova unidade de Mairinque será um centro de inovação e tecnologia com “tudo o que há de mais moderno no mundo”.

“Serão R$ 40 milhões de investimento para oferecer cursos como os de aprendizagem industrial e operador de processos químicos, entre outros”, explicou. “Vamos ter 5,5 mil matrículas por ano”, disse Skaf, que pela manhã havia inaugurado em Avaré a nova escola do Sesi-SP.

O terreno fica ao lado da antiga rodoviária, as novas instalações vão substituir o atual centro de treinamento do Senai-SP, que funciona atualmente no Jardim Cruzeiro. A expectativa inicial é de abertura da unidade em março de 2015.

Com a nova unidade, o Senai-SP de Mairinque vai contar com uma área de 6,5 mil metros de construção para atender demandas da indústria local em setores como metalomecânica, tecnologia da informação, gestão, transportes, logística, química, eletromecânica e fármacos. Além das oficinas e laboratórios com tecnologia de ponta, a escola terá ainda biblioteca, cantina e área de convivência.

“O projeto está muito bonito”, elogiou Skaf. “Aliás, Mairinque é uma cidade bonita e próspera. Estou feliz porque os nossos projetos já começaram com um ritmo bom aqui nesta cidade”, completou o presidente da Fiesp e do Senai-SP.

De acordo com Merguizo Filho, Fiesp, Senai-SP e Sesi-SP são instituições que têm compromisso com o desenvolvimento humano e social. “O Senai-SP é uma instituição arejada e contemporânea. Atua em consultoria, certificações e educação à distância”, disse. “Mairinque quer estreitar parcerias com Senai-SP, Sesi-SP, Fiesp e Ciesp [Centro das Indústrias do Estado de São Paulo] .”

Como prova desse objetivo, o prefeito afirmou que todas as escolas municipais de Mairinque adotam a metodologia de ensino do sistema Sesi-SP. E destacou que a nova unidade do Senai-SP beneficiará outras cidades da região, como Alumínio e São Roque, entre outras.

Avaré

Em Avaré, durante a cerimônia de inauguração da 12ª nova escola do Sesi-SP em 2013, o prefeito local, Poio Novaes, pediu a construção de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) no município.

Ao comentar o pleito, Paulo Skaf delegou ao superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves, a tarefa de analisar a demanda por formação de mão de obra na cidade. Se houver demanda suficiente, disse Skaf, o pleito poderá ser atendido.