Livro de Walter Vicioni reúne experiência educacional do Sesi-SP em projeto na Favela de Heliópolis

09/12/2013 - atualizado às 16:36 em 23/01/2014

Adriana Santos, Agência Indusnet Fiesp

A Livraria Cultura no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, recebeu nesta quarta-feira (04/12) o lançamento do livro “Programa Sesi-SP Trilha dos Saberes”, de Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

Com as mãos cansadas de tantos autógrafos, mas com um sorriso estampado no rosto, Vicioni dedicou sua obra às crianças. “É uma alegria incomensurável. A minha dedicatória no livro é voltada para as crianças. A expressão e a graça dessas crianças anima a prática pedagógica do Sesi-SP. E é por isso que valeu a pena registrar a experiência”, revelou o superintendente da instituição durante o evento.

Foto: Beto Moussalli/Fiesp
Vicioni na noite de autógrafos de seu livro: trabalho dedicado às crianças

A obra fala do projeto educativo da entidade que dá nome ao livro, na Favela de Heliópolis. “Nós começamos focados em reforço escolar e percebemos que só isso não aumentava a autoestima dos alunos, mas sim outras manifestações como a arte e a música”, explicou Vicioni, um dos idealizadores do projeto.

Maria José Castalti, assessora técnica especial de gestão da diretoria de educação e cultura do Sesi-SP, e também idealizadora do projeto, ressaltou a importância da autoestima no processo de aprendizagem.  “Quando iniciamos os trabalhos na comunidade, percebemos que muitas crianças enxergavam a favela e a cidade de São Paulo como dois mundos diferentes. E aí percebemos que as aulas deveriam englobar muito mais do que matemática”, comentou ela ao falar sobre o Programa Sesi-SP Trilha dos Saberes.

O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Sesi-SP, Paulo Skaf, e de dezenas de educadores.

Sobre o livro

A publicação é um exercício de reflexão que subsidiará outras iniciativas em curso e conta com depoimentos de alunos, professores, pais e líderes comunitários, dando uma visão abrangente de como o projeto se desenvolveu.

O trabalho foi ilustrado com imagens do fotógrafo Marcelo Soubhia, que retratam o cotidiano das crianças e adolescentes no programa.