Lançamento do Projeto Padaria Artesanal em São Paulo conta com parceria do SENAI-SP
24/03/2025 - atualizado às 13:48 em 24/03/2025
A iniciativa visa promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em comunidades em situação de vulnerabilidade social
O lançamento oficial do Projeto Padaria Artesanal em São Paulo, aconteceu na última sexta, dia 21 de março de 2025, às 10h, em um evento marcado pela parceria com o SENAI-SP e realizado na sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo/Escola de Panificação. O projeto, idealizado por Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, visa promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa, que teve início em 2001, busca capacitar indivíduos para o ofício da panificação, especialmente em áreas periféricas e de baixo recurso. O principal objetivo é ensinar técnicas simples de panificação, sem a necessidade de estrutura profissional, abordando também temas essenciais como higiene, empreendedorismo e formalização. "O intuito é que as pessoas aprendam a fazer pães nutritivos, saborosos e com grande valor comercial, em um único dia de curso", destacou Lu Alckmin.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, celebrou a importância do projeto Padaria Artesanal, além de discursar sobre a relevância e crescimento do setor industrial, no último ano, destacando programas do Governo Federal, como o Brasil Mais Produtivo, que visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras. “No programa, contamos com a participação do SENAI-SP, para analisar e ver estratégias para aumentar a competitividade, o Sebrae faz o projeto e o BNDES financia. Nossa meta é atender 200 mil indústrias no Brasil, presencialmente ou pela plataforma”, pontua Alckmin.
História e Impacto
O Projeto Padaria Artesanal surgiu como resposta a uma demanda apresentada por mulheres em comunidades carentes da periferia de São Paulo. "Elas diziam que tinham fome e queriam comer pão", lembra Lu Alckmin. Em 2001, como voluntária no Fundo Social de São Paulo, ela criou a ação que já capacitou mais de 100 mil pessoas em todo o estado, com a implantação de 10 mil padarias artesanais.
Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, relembra do início do projeto da Padaria Artesanal, em São Paulo, e da importância do impacto social gerado. “É motivo de orgulho para o SENAI-SP participar desse projeto e já começamos com quase 40 entidades sociais conectadas. Essa iniciativa vem ao encontro com a vontade da indústria de São Paulo de expandir suas atuações em outras regiões, levando educação profissional ao maior número possível de pessoas, com foco na empregabilidade, geração de renda e no desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo”, celebra Terra.
Expansão Nacional
O projeto, que foi lançado – em nível nacional - em novembro de 2023 no Distrito Federal, já beneficiou mais de 2.100 pessoas no seu primeiro ano de atuação. A iniciativa se expandiu também para estados como o Amazonas, onde, desde julho de 2024, quase 400 alunos foram capacitados.
Com 42 unidades descentralizadas em Brasília, o projeto agora busca alcançar outras regiões do país, com o Polo da Padaria Artesanal recebendo multiplicadores para capacitação. Esses multiplicadores, por sua vez, retornam às suas comunidades para ensinar as técnicas de panificação, ampliando o alcance do projeto.
As pessoas que participam do projeto não apenas aprendem uma nova habilidade, mas também passam a ter uma ferramenta poderosa para melhorar sua qualidade de vida e promover o desenvolvimento da sua família e da sua comunidade.
Para mais informações sobre o projeto, suas iniciativas e como participar, acesse o site oficial aqui.