Jornada de Transformação Digital é apresentada para empresários de Ribeirão Preto
14/11/2023 - atualizado às 16:32 em 14/11/2023
Com o objetivo aumentar a competitividade das empresas, programa de digitalização de Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP já atendeu quase 15 mil indústrias paulistas
A Jornada de Transformação Digital, programa conjunto de Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP, foi apresentado nesta quarta-feira (8/11) para empresários da região de Ribeirão Preto (SP). O evento reuniu cerca de 200 pessoas, que conheceram as iniciativas e os resultados do maior programa de digitalização do estado, que já atendeu quase 15 mil indústrias desde que foi lançado, no ano passado.
Gratuito para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, a Jornada de Transformação Digital tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias empresas a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos rumo à digitalização.
Durante o encontro Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical e vice-presidente da Fiesp, falou sobre a importância de contar com o apoio de iniciativas para ter uma indústria mais competitiva. “Nas nossas pesquisas realizadas pelo departamento de competitividade, a economia de energia elétrica é o primeiro problema apontado pelas empresas. E na Jornada de Transformação Digital, as empresas economizam entre 10% e 12% o consumo de energia. Por isso, não deixem de usar o que o sistema oferece. Estamos desenvolvendo que há de melhor para vocês”, ressaltou.
O evento contou com representantes de sindicatos relevantes para a região: Joaquim Antônio Araújo, presidente do Sindipão (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Ribeirão Preto); Abílio dos Santos Neto, presidente do Sindiverp (Sindicato das Indústrias de Vestuário de Ribeirão Preto); e Fernando Junqueira, vice-presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas) do Interior do Estado de São Paulo. Os executivos foram unânimes ao ressaltar a importância da Jornada, afirmando que se trata de uma ferramenta essencial para impulsionar resultados.
Essa impressão é compartilhada por Alessandro Hirata, secretário da Casa Civil da Prefeitura de Ribeirão Preto, que destacou a necessidade de programas como a Jornada da Transformação Digital para a evolução da indústria da região.
Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, destacou os benefícios do programa para as indústrias da região. “Estamos passando por grandes e desafiadoras transformações, mas o Brasil está cheio de oportunidades”, afirmou. Ao citar um estudo realizado pela empresa de consultoria KPMG, ele lembrou que a pandemia teve como legado a transformação do mundo digital, impulsionando e permitindo a integração de tecnologias.
Os empresários presentes puderam ainda conhecer cases de indústrias que já participaram de algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e tiveram resultados significativos. Uma delas é a Gráfica Santa Cruz, que obteve resultados ao otimizar o espaço. Com a reorganização, foi possível eliminar o que era desnecessário e ganhar 44 metros quadrados na fábrica. Além disso, a Jornada possibilitou aumentar a produtividade em 14,28%. “Tivemos melhorias em todas as funções. Nosso maior desafio foi profissionalizar a empresa, que tem uma estrutura familiar”, destacou Bruna Lunardello, proprietária da gráfica.
Jean Riul, proprietário da Panificadora Bella Cittá, destacou que a maior necessidade do negócio era identificar, além do estoque e maquinário, qual o consumo de energia nos pontos e horários de pico. Com a consultoria, a empresa reduziu em 10,3% o consumo anual de energia e, com isso, reduziu a sua pegada de carbono e, hoje, deixa de emitir 1,7 tonelada do gás na atmosfera. “Precisamos dessa mudança de mentalidade. E a Jornada da Transformação Digital nos trouxe as melhorias em alguns processos. Ter uma visão de fora, com consultores altamente capacitados, nos permitiu um ganho tanto de energia quanto da jornada do equipamento”, afirma.
As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site: jornadadigital.sp.senai.br
Escolas Móveis
Durante o evento, os empresários conheceram também as instalações da Escola Móvel da Jornada de Transformação Digital e da Escola Móvel de Conectividade, que possibilita ao visitante experimentar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. O espaço também disponibiliza famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.