Jornada de Transformação Digital é apresentada para empresários da região de Laranjal Paulista e Jumirim
22/09/2023 - atualizado às 17:46 em 22/09/2023
Empresários conheceram o programa de digitalização que já atendeu 13.530 indústrias no estado de São Paulo
O SENAI-SP apresentou a Jornada de Transformação Digital para os empresários dos municípios de Laranjal Paulista e Jumirim, no interior do estado de São Paulo, no dia 21 de setembro. O evento reuniu cerca de 160 pessoas, que conheceram as iniciativas e os resultados do maior programa de digitalização do estado, que já atendeu 13.530 empresas industriais desde que foi lançado.
O intuito da Jornada é aumentar a competitividade e a produtividade de micro e pequenas empresas (MPEs) a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos rumo à digitalização – gratuitos para indústrias que faturam até R$ 8 milhões por ano.
Durante o evento, o vice-presidente da FIESP, Dr. Paulo Henrique Schoueri, citou que as empresas brasileiras precisam estar preparadas para concorrer com o mercado mundial. “Não adianta falar em Indústria 4.0 se a gente não preparar a empresa e sua mão de obra. Com as ferramentas desenvolvidas pelo SENAI-SP e o apoio dos nossos Sindicatos, estamos levando para empresas do interior a oportunidade de desenvolvimento, aumento de produtividade e inserção no mercado mundial”, afirma.
O evento contou com representantes de sindicatos relevantes para a região: Synésio Batista da Costa, Presidente do Sindibrinquedos (Sindicato da Indústria de Brinquedos do Estado de São Paulo) e Aguinaldo Brandolize Faulin, Vice-presidente do Sindicercon (Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção do Estado de São Paulo), que recomendou aos empresários locais que conheçam a Jornada, as tecnologias e processos disponíveis para as empresas de micro, pequenos e médios porte.
Synésio destaca a relevância da indústria regional no setor de brinquedos: “a região de Laranjal fabrica entre 60 e 65% de todo o ambiente de brinquedo do País. A gente só tem um agrupamento como este em 14 cidades da China, mas com um patamar muito maior de fabricantes”.
Para Dr. Alcides de Moura Campos Junior, Prefeito de Laranjal Paulista, entrar na era digital é necessário para tornar as empresas da região competitivas. “Temos que entender que a transformação digital muda nossa maneira de produzir, distribuir, comercializar e consumir”, alerta. “É uma honra ter a parceria do SENAI-SP, da FIESP e do Sebrae-SP para apoiar a nossa cidade a se adaptar a um mundo em plena transformação”, conclui.
Daniel Vieira, Prefeito de Jumirim, comenta a necessidade de dar condições para os comerciantes e para a indústria prosperarem. “Precisamos de ações como essa para que a gente consiga, junto com o comércio, junto com a indústria, desenvolver e fortalecer cada vez mais o negócio dos empresários da nossa região”.
Marcello Luiz, supervisor de Inteligência de Mercado do SENAI-SP, destaca a eficiência do programa para as indústrias da região, que têm forte atuação na fabricação de brinquedos, produtos plásticos e no setor de cerâmica. “As consultorias de eficiência energética e otimização de processos, previstas já na etapa 3 da Jornada, têm bastante aderência ao processo produtivo dessas indústrias, justamente por serem setores com uso intensivo de energia e pela necessidade de otimizar a produção”, explica. “A Jornada é uma oportunidade para que os empresários conheçam soluções de tecnologia e educação customizadas para a sua necessidade”, finaliza.
Os empresários que estiveram presentes puderam ainda conhecer cases de indústrias que já participaram de algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e tiveram resultados significativos, como a Rodas Lençóis Indústria, Comércio e Prestação de Serviços de Rodas, que reduziu a conta de energia elétrica em 30%, a indústria Selco, que ganhou 39,44% em produtividade, e a Açomag, que chegou a um aumento de 43%.
Reginaldo Correa de Carvalho, proprietário da Açomag, compartilha como foi participar da consultoria: “Passamos a conhecer os indicadores produtivos dentro da nossa indústria e o maior alcance que tivemos foi em produtividade. A partir do momento que você quer alcançar objetivos na empresa, precisa olhar para quem tem o conhecimento e pode te ajudar. Foi o que fizemos”, compartilha.
As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site: jornadadigital.sp.senai.br.