Inscrições abertas para o programa Hackers do Bem

03/01/2024 - atualizado às 11:33 em 05/01/2024

O maior programa gratuito de formação em cibersegurança está com inscrições abertas. O Hackers do Bem vai capacitar 30 mil profissionais para atuar em cibersegurança no país. Com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do PPI (Programa Prioritário em Informática) da Softex, a iniciativa é executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Senai-SP.  Clique aqui para se inscrever. 

Em meio à transformação digital e o aumento da demanda por segurança cibernética, o programa visa enfrentar o déficit de profissionais na área. Dados do relatório Cibersecurity Ventures, por exemplo, estimam em 3,5 milhões o total de postos em cibersegurança não preenchidos no mundo todo até 2025. 

“Temos vários estudos que mostram que temos um déficit de profissionais. A projeção é assustadora. Essa área de cibersegurança é fundamental para a transformação digital. E junto com essa transformação, vêm os riscos e os problemas do uso”, afirma a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado. 

A proposta do Hackers do Bem é criar alternativas frente a esse cenário, de forma a suprir tanto a demanda dos profissionais por qualificação quanto a demanda das empresas por segurança da informação.

 

Como funciona o Hackers do Bem 

O público-alvo da iniciativa são estudantes do ensino técnico, médio e superior. Na prática, o programa é voltado tanto a quem busca uma nova carreira e quer aprender do zero sobre tecnologia quanto a quem já tem uma experiência inicial e planeja se especializar na área. 

O Hackers do Bem é composto por cinco módulos ou “trilhas” de formação: nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência (presencial). A formação envolve aulas on-line e atividades interativas, estruturadas pela Escola Superior de Redes (ESR). Ao longo de todo o programa, também haverá acompanhamento de especialistas no setor. 

O acesso aos cursos on-line será liberado em 22 de janeiro. A previsão é que a formação completa para quem decidir percorrer todos os módulos termine até o fim de 2025. A cada etapa, o aluno pode ter acesso a certificados para comprovar a formação e, com isso, ter novas oportunidades no mercado de trabalho. 

“O programa tem várias etapas, e vai entregando pessoas ao mercado com vários níveis de qualificação. É uma capacitação 100% free, sem custos. O que precisa é ter um tempo para se dedicar, acompanhar e fazer exercícios. Isso abre uma porta para muitas pessoas que querem ingressar na carreira”, afirma Machado. 

A iniciativa tem ainda outros enfoques. Um dos planos é construir um hub nacional de cibersegurança, uma espécie de rede que une profissionais formados na área. 

“Estamos ainda no processo de construção desse hub, mas a ideia é que as pessoas possam se juntar em uma rede junto de empresas interessadas. Esse hub também pode ser usado futuramente para dar sustentabilidade ao Hackers do Bem, por meio de uma parceria público-privada, por exemplo”, explica a diretora.

 

Confira os benefícios do Hackers do bem: 

  • É o maior programa 100% gratuito de capacitação em cibersegurança do país;
  • São 30 mil vagas e diferentes módulos: o percurso começa do zero, e vai avançando até o aluno se tornar um expert.
  • Serão distribuídos certificados.
  • O Hackers do Bem conta com diferentes recursos de aprendizagem: os alunos aprenderão tanto a teoria quanto na prática, com os laboratórios de experimentação! 

Todos os detalhes sobre o programa e o formulário de inscrições estão no site. Clique no botão abaixo e saiba mais:

 INSCREVA-SE

Acesse, faça sua inscrição e venha fazer parte do Hackers do Bem!