Inova Talentos apoia indústrias com pesquisadores qualificados em PD&I
25/04/2025 - atualizado às 14:41 em 08/05/2025
O Inova Talentos conecta empresas a profissionais com vivência acadêmica para atuarem diretamente em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Com mais de 2.230 bolsistas selecionados e mais de mil projetos realizados, o programa já atendeu cerca de 370 empresas no estado de São Paulo.
Ao contar com profissionais qualificados e dedicação exclusiva aos projetos, o Inova Talentos se tornou uma solução estratégica para empresas que buscam acelerar entregas, incorporar novas competências técnicas e formar talentos alinhados às suas demandas. Um dos exemplos mais recentes é o Instituto de Ciência e Tecnologia Itaú (ICTI), centro de pesquisa que começa sua atuação em 2025 com 18 bolsistas do Inova Talentos atuando em projetos estratégicos da empresa.
O programa também tem se mostrado uma porta de entrada para futuras contratações, ao permitir que o bolsista atue diretamente nos desafios da empresa. Para a Siemens, essa dedicação exclusiva é um diferencial. “Costumo dizer que os únicos 100% dedicados à inovação na Siemens hoje são os bolsistas do Inova Talentos. Isso é raro e valioso, porque ajuda a encaminhar melhor nossos projetos. É uma grande fonte de identificação de talentos para futuras contratações”, afirma José Borges Frias, Head de Inovação Corporativa.
Na Cristália, a dificuldade sempre esteve em encontrar cientistas qualificados para atuar com inovação em medicamentos. “A grande vantagem do programa é reter talentos no Brasil. Conseguimos mão de obra extremamente qualificada, e ao mesmo tempo oferecemos ao bolsista uma vivência única em ambiente industrial. É uma via de mão dupla”, destaca Marisa Rizzi, gerente de Pesquisa e Inovação.
Esse intercâmbio entre a vivência acadêmica e a rotina empresarial tem proporcionado ganhos reais também em produtividade. Claudio Castro, diretor de P&D da Schaeffler na América Latina, conta que a empresa enfrentava prazos longos por conta da falta de dedicação exclusiva dos pesquisadores. “Fomos surpreendidos positivamente com o Inova. O bolsista já chega com bagagem teórica e começa a modelar os projetos desde o início, acelerando os resultados”, explica.
Na Toyota, o impacto vai além da técnica. “O bolsista que está com a gente tem um conhecimento bom, mas o mais importante é que ele tem uma mente muito aberta para aprender. Isso tem feito diferença no desenvolvimento dos nossos processos”, afirma Rafael Higa, gerente de Engenharia de Processos.
Com uma média de 20 a 30 bolsistas por ano, a Natura é outra parceira de longa data do programa. Para Thadeu Junqueira, gerente de Inovação, o Inova Talentos é uma porta de entrada estratégica. “A gente costuma dizer que é a melhor forma de fazer uma entrevista com alguém. São até dois anos de interação, entrega conjunta e resultados. Muitas vezes, esse profissional acaba sendo contratado ao fim do ciclo”, completa.
Com apoio do SENAI-SP, que opera o programa desde 2024, o Inova Talentos transforma conhecimento técnico em soluções aplicadas, aproximando indústria e academia de forma simples, estruturada e com impacto duradouro.