Inova Senai: aberta a temporada de projetos criativos nas escolas da rede

16/10/2015 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Isabela Barros

Uma janela para dar vazão à criatividade. E o que é melhor: levando essa criatividade para o mundo empreendedor. Criado em 2005 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), o Inova Senai incentiva o desenvolvimento de soluções e produtos de interesse da indústria e da sociedade. Um desfile de boas ideias que reconhece, todos os anos, o talento de professores e alunos da instituição. Em 2015, já são 50 projetos selecionados em sete categorias, com premiação no próximo dia 12 de novembro.

De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Maia, o Inova Senai surgiu a partir de um concurso de criatividade para professores. E deu tão certo no estado que, em 2008, passou a ser adotado pelo Senai Nacional. “O Inova é muito mais do que uma feira de invenções”, explica Maia. “Apresentamos todos os elementos do mundo empreendedor aos participantes”.

Assim, já foram reconhecidos pela iniciativa projetos como o desenvolvimento de fraldas especiais para prematuros extremos, uma estante cujas gavetas se movimentam para o uso por cadeirantes, um sorvete especial de quinoa,  o uso de sacos de cimento vazios em placas de forro, entre muitas outras criações.

A estante para deficientes foi alvo de reportagem do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, e foi doada para a instituição Caminho Suave, de Ribeirão Preto, São Paulo.

Foto: Everton Amaro/Fiesp 
A equipe vencedora do Inova Senai em 2014 com o projeto das fraldas para prematuros extremos. 

 

Os projetos são organizados nas seguintes categorias: alimentos, processo inovador, produto inovador, tecnologias educacionais, tecnologias inclusivas, design e empreendedorismo, sendo essas duas últimas novidades de 2015.

Segundo Maia, os vencedores de cada segmento recebem posteriormente todo o suporte para tentar viabilizar a produção de suas ideias. “Ajudamos a avaliar a viabilidade técnica e econômica de cada projeto”, explica. “Ajudamos com tarefas como licenciamento, propriedade intelectual e patente”.

E isso com todo o apoio e envolvimento das escolas da rede. “As escolas se mobilizam em torno do Inova, há toda a ajuda para a aquisição de materiais, por exemplo”, afirma. “Sem falar que a iniciativa é um instrumento de motivação forte para os alunos”.

Participam todos os estudantes interessados em elaborar um projeto de criação de um produto. Muitos dos trabalhos inscritos são atividades de conclusão de curso. Escolhem os melhores um time de avaliadores internos, externos e representantes do Comitê Acelera Fiesp, de apoio à abertura de startups. “O Inova Senai desmistifica a inovação científica”, diz Maia.

Os campeões de cada área recebem troféus e certificados, sendo ainda classificados para o Acelera Startsup, de incentivo ao empreendedorismo, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Além do impulso de carreira que representa ter uma ideia com o selo de inovação do Senai.