Ibitinga recebe SENAI-SP para apresentação de soluções digitais a empresários da região

03/03/2023 - atualizado às 14:06 em 07/03/2023

Empresas participantes tiveram aumento médio de 35% na produtividade


O SENAI-SP esteve em Ibitinga, nesta quinta-feira, dia 2 de março, apresentando a empresários, gestores e profissionais da área da indústria a Jornada de Transformação Digital. O programa - iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP - promove a modernização dos processos de produção das indústrias e contribui com o aumento de produtividade e desenvolvimento da indústria paulista. Desde seu lançamento (maio de 2022), atendeu mais de 7 mil indústrias paulistas. Elas tiveram um aumento médio de 35% na produtividade.

A Jornada de Transformação Digital é dividida em oito etapas de consultoria, treinamento e abrange empresas de todos os portes e segmentos industriais com diferentes níveis de maturidade tecnológica. São abordados: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. A participação é gratuita para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões ao ano.

Estiveram presentes no evento a secretária de comunicação de Ibitinga, Naira Paschoal; o vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanches; o gerente do Sebrae, Luiz Andia Filho; o diretor do CIESP de Araraquara, Bruno Franco Naddeo; e o diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra.

Terra citou a tendência mundial de se olhar para a digitalização das micro e pequenas indústrias, já que estas empresas possuem larga parcela de participação econômica e são parte essencial da cadeia produtiva. Ele ressaltou que, na Jornada, as empresas com faturamento até R$ 8 milhões não possuem gastos, “sendo subsidiadas pelas instituições participantes, mas as grandes também podem participar. Aliás, muitas vezes, ajudamos estas empresas a terem acesso a linhas de crédito, como o BNDES”, completou.

  

Depoimentos reais de quem já sentiu no bolso os ganhos da Jornada também fizeram parte do evento. A Mais Que Distribuidora conseguiu um aumento de produtividade de 250% com a etapa 3 do programa, Otimização de Processos. Melhorias no deslocamento de cada operador e no layout no estoque, por exemplo, ocasionariam em um menor tempo de produção e processos internos. Mas, para Ellen Catarin, o mais importante foi a mudança dentro de toda a equipe. “Essa consultoria mudou a vida dentro da empresa, não só quanto aos processos, mas a mentalidade de todos, para sermos mais organizados de maneira contínua, não só para uma tarefa e pontualmente”.

Já Marilene Cândido, da Aconchego Bordados, contou um pouco da rotina da consultoria, que acontecia uma vez por semana na empresa e, aos poucos, foi colocando todos dentro de uma nova dinâmica. Ações simples, como a padronização de pedrarias em peças, os ajudaram a reduzir em 30% o tempo de fabricação – o que impactou diretamente no faturamento da empresa.

“No período de pandemia, a digitalização se fortaleceu, mas nem todas as empresas conseguiram acompanhar. O SENAI-SP capacitando os profissionais e trazendo estas informações é sinônimo de vender mais, gerar mais recursos e mais empregos para o nosso município”, diz o vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanches.

Também esteve no local a Escola Móvel de Indústria 4.0 do SENAI-SP, na qual foram demonstradas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como realidade virtual, Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Robótica Avançada.

  

Para conhecer mais sobre a Jornada de Transformação Digital e inscrever sua empresa acesse: jornadadigital.sp.senai.br. Lá, você também pode assistir aos vídeos sobre cada etapa do programa e depoimentos de quem já participou.