Faculdade de Tecnologia SENAI Sorocaba é reconhecida pelo MEC como uma das melhores do Brasil

15/01/2024 - atualizado às 17:33 em 15/01/2024

O Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, ofertado na unidade, também conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação 

A Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Junior”, de Sorocaba, conquistou a nota cinco (escala 1 a 5) na avaliação de Recredenciamento Institucional, realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento considerou o planejamento e a avaliação institucional, o desenvolvimento institucional, as políticas acadêmicas e de gestão. Além disso, outros pontos que contribuíram para o resultado, foram: a qualidade técnica, o engajamento do corpo docente, e a infraestrutura do SENAI-SP. 

 

Nota máxima também na graduação em Mecatrônica Industrial      

O Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, ofertado na faculdade, também foi reconhecido com nota máxima (5), pelo MEC. A formação possui três anos de duração e habilita profissionais para gerir o desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas mecatrônicos de produção industrial; enfrentar os desafios da implantação de novas tecnologias, tendo em vista as mudanças nos processos de organização e gestão do trabalho. E ainda possibilita a desenvolver aplicações com máquinas, equipamentos, instrumentos e softwares em ambientes de ensino atualizados, como laboratórios de robótica, automação, Internet das Coisas, microcontroladores, máquinas elétricas, modelagem e prototipagem 3D, usinagem CNC, entre outros. 

O Tecnólogo em Mecatrônica Industrial atua em diversos segmentos industriais, como automobilístico, aeronáutico, alimentício, metalomecânico e químico. Esse profissional pode coordenar equipes, conceber novos produtos e elaborar linhas de produção automatizadas, integrando tecnologias das áreas de robótica, elétrica, computação, manufatura digital, mecânica, automação e eletroeletrônica. 

Dentre os diferenciais do curso, destacam-se: o perfil profissional alinhado com a demanda da indústria, currículo orientado aos processos industriais, está em sintonia com os avanços e demandas do mercado, com novas metodologias e tecnologias para o desenvolvimento dos conteúdos; e o corpo docente com experiência na indústria, que utiliza a metodologia SENAI de Educação Profissional, onde o aluno aprende fazendo.    

 

Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Junior” 

Em Sorocaba, o Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial existe desde 2021, e a primeira turma acabou de formar-se no final de 2023.  

Atualmente, a unidade oferta dois Cursos Superior em Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica Industrial.

Para este ano, é prevista a disponibilização do Curso de Pós-Graduação em Indústria 4.0.