Evento organizado pelo Senai-SP criará soluções inovadoras para empresas Baumer, BRF e Samsung

26/09/2013 - atualizado às 18:53 em 29/09/2013

Agência Indusnet Fiesp

Vinte e sete alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) têm a missão de desenvolver, em apenas 48 horas, uma proposta totalmente inovadora no campo mercadológico para três indústrias. A maratona de criatividade e conhecimento começou na quarta-feira (25/09) e prossegue até sábado (28/09), no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o “Desafio de Ideias” é uma das atividades paralelas do São Paulo Skills, evento promovido a cada dois anos pelo Senai-SP e que pela primeira vez terá a participação do Instituto Federal de Educação e do Centro Paula Souza.

Nesta edição, o Desafio de Ideias reunirá 45 alunos – 27 do Senai-SP, nove do Instituto Federal de Educação e nove do Centro Paula Souza – e as empresas Baumer, BRF e Samsung. Na abertura (25/09), os jovens receberam os desafios das empresas e, a partir desse momento, têm dois dias para apresentar soluções de caráter inovador. As atividades são transmitidas em tempo real aos visitantes do São Paulo Skills por meio de televisores posicionados em locais estratégicos do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

As ideias serão apresentadas aos representantes das empresas que avaliarão quesitos como criatividade, viabilidade, empreendedorismo e originalidade. A competição conta com nove equipes formadas por cinco alunos e dois docentes-orientadores. Cada empresa dará um prêmio à equipe considerada vencedora de seu respectivo desafio.

A inovação no âmbito empresarial

Reformular um produto já existente ou oferecer as novidades demandadas pelo mercado exige pesquisa e criatividade. Por isso, as indústrias têm a necessidade de investir tempo e recursos para promover a inovação. A fim de oferecer soluções e ampliar sua atuação nas empresas, o Senai-SP organiza o “Desafio de Ideias”, concurso técnico-cultural que tem como princípios a Inovação Aberta e o Design.

De acordo com esses conceitos, o processo de inovação de uma empresa não deve se limitar aos seus quadros funcionais. Pelo contrário, ela depende da articulação de recursos internos e externos, tanto para o desenvolvimento quanto para a exploração comercial de novos produtos e serviços. O conceito de Design pode ser entendido como a transformação da criatividade em inovação e a correspondência entre as necessidades humanas com os recursos técnicos disponíveis, considerando as restrições práticas dos negócios.

Dessa forma, o “Desafio de Ideias” tem como finalidade aproximar as indústrias das ideias criativas dos alunos, criando novos produtos, processos e negócios para as empresas parceiras. O concurso promove oportunidades para que as empresas participantes conheçam e identifiquem pessoas com perfil criativo e empreendedor. Também é uma forma de estabelecer parceria com o Senai-SP para o desenvolvimento de plataformas tecnológicas, apropriação da metodologia para o desenvolvimento de novos produtos, processos e gestão, bem como das soluções apresentadas e dos respectivos materiais criados.

O evento ocorre simultaneamente com o São Paulo Skills, que reunirá mais de 700 alunos de todo o estado de São Paulo, e o “Inova Senai”, competição tecnológica que apresentará 80 projetos de aplicação industrial, com o objetivo de revelar novos talentos para diversos setores da indústria.