Escolas Móveis do SENAI-SP percorrem o estado com formação profissional e novas tecnologias em 2022

22/12/2022 - atualizado às 10:08 em 26/12/2022

Foram 425 mil horas de formação aos alunos, participação em 26 eventos industriais e destaque para o lançamento da Escola Móvel de Conectividade 5G

As Escolas Móveis do SENAI-SP, que atuam como laboratórios tecnológicos sobre rodas para fornecer formação profissional em qualquer lugar do estado de São Paulo, finalizaram o ano de 2022 com expressivos resultados. De janeiro a outubro, foram 425 mil horas de formação aos alunos, 6.480 novas matrículas, além de atendimento às indústrias em 18 áreas tecnológicas.

Pela característica itinerante, outro grande destaque foi a participação em 26 eventos industriais: FEIMEC, Arraiá Aéreo, Fispal, Expobor, ForMóbile, Congresso Nacional de Aviação Agrícola, Fenasucro & Agrocana, Fesqua, Feira do Empreendedor, Futurecom, Expo Isa Brazil, Fórum Brasileiro de IoT, além do Lançamento do 5G no evento de 25 anos da Lei Geral das Telecomunicações. Entre os eventos, também estiveram 11 Road Shows da Jornada de Transformação Digital, em cidades como Botucatu, São José dos Campos, Indaiatuba, Jundiaí, São Carlos e Sorocaba.

Ao todo, o SENAI-SP tem 78 escolas itinerantes, que ofertam cursos de curta duração e sob medida para as empresas em todo o estado de São Paulo. As Escolas Móveis também atuam levando educação e tecnologia às cidades que não têm unidades fixas do SENAI-SP. Em 2022, as tecnologias mais utilizadas foram a de Conectividade 5G, Confecção Industrial, Indústria 4.0, Panificação e Confeitaria e Soldagem.

 

Lançamento da Escola Móvel de Conectividade 5G

Em maio de 2022, o SENAI-SP lançou a Escola Móvel de Conectividade, que percorreu o estado de São Paulo demonstrando a tecnologia 5G em diversas aplicações para a educação e a indústria. Em eventos como a FEIMEC e o Seminário 5G.BR, a unidade apresentou um pouco mais sobre essas tecnologias:

Metaverso: com apoio de óculos Meta Quest 2, desenvolvido pela Facebook Reality Labs, o ambiente na Escola Móvel permite a imersão e visualização de ambientes produzidos pelo SENAI-SP. Dentro do Metaverso, o usuário consegue acessar os laboratórios das unidades SENAI de São Caetano do Sul e Barra Funda, por exemplo.

 

Realidade Aumentada: com utilização dos óculos de realidade aumentada HoloLens, desenvolvido pela Microsoft, é possível manipular equipamentos virtuais que podem ser utilizados para desenvolvimento de projetos, capacitação e treinamento, identificação de falhas e acesso à distância de equipamentos de forma intuitiva, imersa e eficiente.

 

Internet Tátil: uso do dispositivo háptico Touch 3D Systems para simular a sensação de toque em diferentes superfícies. O equipamento consegue transferir o sensorial de textura, pressão, vibrações, rugosidade e outras sensações táteis através de um mecanismo que fornece feedback simulando o toque real em diferentes superfícies. Também pode ser utilizado no desenvolvimento de modelamentos 3D, para explorações sensoriais ou até mesmo integrada com um braço robótico colaborativo, sendo operado a distância.

IoT: representação de um sistema de monitoramento a distância de uma planta no SENAI de Conectividade, na Vila Mariana, programada para funcionar no modo automático e interativo. A aplicação ilustra o acionamento e controle de uma máquina a distância através de um comando de voz, bem como seu monitoramento, usando a tecnologia 5G.

Veículo Elétrico Autônomo: demonstração de um veículo MiR (Mobile Industrial Robots) conectado ao 5G, capaz de transitar em diferentes ambientes, de forma autônoma e segura. Ele pode ser utilizado em diferentes aplicações, seja na indústria, agropecuária, em serviços públicos ou outros. Além disso, o sistema opera com uma câmera de reconhecimento de imagens que auxilia a tomada de decisões do MiR.

 

ACESSE e saiba mais sobre as Escolas Móveis do SENAI-SP.