Endeavor dá primeiro lugar para projeto do Senai-SP na Liga dos Campeões ‘Bota pra fazer 2014’

16/12/2014 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Agência Indusnet Fiesp

Um dos vencedores do Inova Senai, o projeto “Fralda hospitalar para pré-maturos extremos”, desenvolvido para atender às necessidades anatômicas, fisiológicas e de conforto de bebês prematuros extremos (que nascem com menos de 1 kg de peso) em unidades de terapia intensiva neonatais, ganhou na sexta-feira (12/12) mais um prêmio: a Liga dos Campeões “Bota pra fazer 2014” da Endeavor.

A professora Natália Toledo com um protótipo da fralda. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O projeto foi desenvolvido pelas alunas Lia Costa e Márcia Boiko, sob orientação da docente Natália Toledo, da Escola Senai “Francisco Matarazzo”, unidade no Brás do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

A Liga dos Campeões é uma competição realizada todos os anos pela Endeavor – uma das principais organizações de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto – entre os alunos da capacitação “Bota pra Fazer” indicados pelos consultores e professores dos projetos. Foram permitidas duas indicações por consultor.

Na edição 2014, a competição contou com a participação de 12 mil alunos provenientes de mais de 30 de universidades e cursos técnicos renomados de todo o país. Foram indicados e pré-selecionados 50 projetos e, na sequência, dez foram selecionados para a final.

Dos finalistas, foram selecionados três projetos campeões que receberão ajuda de mentores da Endeavor para refinar a estratégia de sua startup. A escolha teve como base os seguintes critérios: clareza e objetividade; perfil empreendedor; inovação; potencial de crescimento e alto impacto no mercado e na sociedade.

Cada projeto premiado receberá durante o ano de 2015 mentorias de diagnóstico com o objetivo de ajudar a validar a oportunidade. A partir do diagnóstico a startup será acompanhada por um mentor padrinho até que consiga os investimentos necessários para iniciar o negócio.

Rudinei Silva de Oliveira, um dos integrantes do projeto Cisterna. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Os projetos selecionados pela Endeavor foram escolhidos com base na participação na etapa nacional do Inova Senai, durante a capacitação “Bota pra fazer”, patrocinada pelo Departamento Nacional do Senai.

O Senai-SP teve ainda como finalistas os projetos “Estante para PcD’s”, dos alunos Murilo Gianotto Siqueira, Lucas Pranstete Fabricio e Henrique Tatsunori Yonamine Mitsugui, sob orientação do docente Arthur Vinícius Dias, todos da escola Senai “Italo Bologna”, Itu); e Filtro para Cisterna, dos alunos Rudinei Silva de Oliveira, Thais Bresciani Lindoro da Silva e Shayene de Souza Laurindo, sob a orientação do docente Wan Chi Ming, da Faculdade de Tecnologia Senai Antoine Skaf.