Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Empresas calçadistas propõem desafios reais da indústria para alunos do SENAI-SP de Franca

25/03/2025 - atualizado às 16:24 em 27/03/2025

Diminuir custos operacionais e aumentar a lucratividade são os desafios propostos pelas empresas participantes da Jornada de Transformação Digital

 

Soluções inovadoras e aplicáveis para desafios reais da indústria: esse foi tema de projeto solicitado por empresas do setor calçadista de Franca, participantes da Jornada de Transformação Digital do SENAI-SP para a instituição. Os estabelecimentos industriais desafiaram alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica e Design de Calçados da instituição, por meio do Desafio de Ideias, a buscarem soluções inovadoras e aplicáveis que atendam às demandas do mercado. 

A Arizona Solados, especializada na fabricação de compostos de borracha para indústria de calçados, propôs o desafio de aumentar a capacidade produtiva, diminuir os custos operacionais e minimizar os desperdícios para tornar o processo economicamente viável.  

Já a Tuzzi Sistemas Automotivos, fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas, desafiou os alunos a apresentarem soluções de melhoria do processo de expedição para manter a integridade dos produtos, diminuir o custo de sua operação logística e garantir a satisfação dos clientes.  

Vinicius Souza de Oliveira, um dos alunos participantes do Desafio, comenta que diante da menor eficiência de uma máquina específica no processo industrial, a solução apresentada pela equipe foi de melhorar a comunicação e controle sobre o que era produzido de forma automatizada, além de sugerir melhorias no equipamento. “Participar desse programa proporcionou o contato com um problema empresarial da vida real e me trouxe mais experiencia com trabalho em grupo”, relata.

Transformação Digital 

Neste ano, as empresas participantes do Desafio de Ideias integraram a Jornada de Transformação Digital (JTD), lançada em maio de 2022, é o maior programa de digitalização de indústrias do estado. A iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP - oferece treinamentos e consultorias, com foco nas micro, pequenas e médias empresas, para que possam modernizar e automatizar seus processos de produção.  

Benefícios 

De acordo com Clever Adauto Feliciano, especialista em educação profissional do SENAI-SP, o Desafio de Ideias permite que as empresas possam se conectar com jovens talentos e novas perspectivas de estruturação de processos internos, enquanto os alunos têm a oportunidade de vivenciar desafios reais, aplicando conhecimentos em um ambiente prático e dinâmico. “Essa experiência promove o desenvolvimento de competências importantes para os estudantes utilizando uma estratégia de ensino inovadora preparando os alunos para atuar de forma criativa e colaborativa no mercado de trabalho”, explica.  

Rodrigo Nickson, CEO da Arizona Solados, avaliou como disruptiva a capacidade técnica apresentada pelos estudantes que desenvolveram as ideias apresentadas. “As principais contribuições dos alunos foram o ganho de produtividade e aprimoramento da gestão de tempo, que promoveram o legado de inovação na empresa. 

Capacitação de professores 

Em 2024, o Desafio de Ideias contou com a capacitação de cerca de 200 professores para atuarem como mentores do programa, que resultou na capilaridade do programa, na maior participação das unidades e na qualidade dos projetos dos alunos. “Nessa edição, foram realizados 20 Desafios de Ideias, com a participação de 30 unidades escolares, 28 empresas e 640 alunos, que desenvolveram soluções para 42 demandas problemáticas apresentadas por empresas”, esclarece Clever Adauto Feliciano, especialista em educação profissional do SENAI-SP. As equipes vencedoras passarão por imersão de treinamento neste primeiro semestre de 2025. 

O Desafio de Ideias é uma ação educativa realizada pelas unidades do SENAI-SP, que visa promover a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação das propostas como soluções para os desafios das indústrias.  

Os alunos aprendem a sugerir melhorias para as empresas, por meio de processos do design sprint, quando as equipes multidisciplinares desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais de indústrias. Para cada competição, são propostas duas (ou mais) problemáticas da mesma empresa ou de organizações diferentes. 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.