Em Campinas, Senai-SP inaugura laboratório de bebidas e planta de alimentos para animais

07/05/2014 - atualizado às 21:39 em 30/05/2014

Felipe Agne, Agência Indusnet Fiesp,de Campinas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Paulo Skaf, inaugurou na manhã desta quarta-feira (07/05), em Campinas, as novas instalações da escola do Senai-SP Prof. Dr. Euclydes de Jesus Zerbini.

Foto: Everton Amaro/Fiesp
Escola Senai-SP Prof. Dr. Euclydes de Jesus Zerbini, em Campinas: inovação e tecnologia.

A unidade recebeu um laboratório de ensaios em bebidas, uma planta de alimentos para animais e investimentos nas áreas de chocolates e drageados, carnes, leites e derivados, panificação e confeitaria.

De acordo com Skaf, o investimento na educação é fundamental para o desenvolvimento do país. “A indústria põe em prática aquilo que ela acredita. Acreditamos que a única forma de dar oportunidades para as pessoas é através da educação. Investimos pesadamente na qualidade da educação. Estamos investindo no melhor patrimônio que um país pode ter: nas pessoas.”

Já o diretor técnico do Senai-SP, Ricardo Terra, destacou o papel do Senai-SP para a constante inovação da indústria. “Hoje, o Senai-SP mais uma vez se apresenta como um grande motor de inovação e tecnologia. Estamos constituindo um novo Senai-SP, um Senai-SP moderno que vai apoiar – e já está apoiando – essa indústria complexa e competitiva do Brasil.”

O laboratório de ensaios em bebidas foi projetado para atender às necessidades das empresas de bebidas fermentadas, destiladas, não alcoólicas e vinagre. Os recursos tecnológicos permitem detectar adulterações, falsificações, contaminações e possíveis desvios dos Padrões de Identidade e Qualidade de Bebidas.

Entre os equipamentos instalados estão o espectrofotômetro de absorção atômica, espectrofotômetro de massas, cromatógrafo líquido, cromatógrafo gasoso, espectrômetro ultravioleta / visível, destilador eletrônico por arraste de vapor e balança hidrostática eletrônica.

A planta de alimentos para animais é uma verdadeira fábrica de ração projetada e construída como um recurso didático inédito na área de alimentos do Senai-SP dentro da grade do Curso Técnico de Alimentos da Escola. Também se destina à oferta de produtos tecnológicos de interesse do segmento de alimentação animal, pois nela podem ser realizados serviços sob medida para empresas, incluindo projetos de inovação, assessorias e pesquisa e desenvolvimento.

As quatro plantas educacionais existentes foram totalmente remodeladas, recebendo equipamentos e máquinas que possibilitam a realização de uma variada carteira de cursos de formação inicial e continuada, além do incremento das estratégias didáticas empregadas pelos professores para formação de técnicos de alimentos de alto nível, com ampla empregabilidade e aceitação pelas empresas do setor.

O Senai-SP de Campinas atende 560 alunos em Educação Profissional Técnica e 3.940 alunos em Formação Inicial Continuada. Os investimentos na unidade somam mais de 30,1 milhões.