Em artigo, presidente da Fiesp e do Senai-SP fala sobre a importância da Olimpíada do Conhecimento

12/11/2012 - atualizado às 13:40 em 30/11/2012

Agência Indusnet Fiesp

No artigo Olimpíada do conhecimento e futuro nas aulas, publicado nesta segunda-feira (12/10) no jornal Diário de S. Paulo e nos jornais da Rede Bom Dia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Serviço de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Fiesp e Senai-SP), Paulo Skaf, fala sobre a Olimpíada do Conhecimento, que começa hoje (12/11), na capital paulista.

Segundo Skaf, este é o momento em que os alunos do Senai podem demonstrar a qualidade do ensino profissional ministrado pela instituição.

O presidente das entidades lembrou que, na última edição, em 2011, São Paulo foi o grande vitorioso, com 33 medalhas (18 de ouro, sete de prata e oito de bronze). “Nada melhor do que o conhecimento para gerar, com igualdade e justiça, oportunidades para aqueles que desejam crescer na vida e na carreira”, afirma.

Leia abaixo o artigo na íntegra, ou se preferir, clique aqui.

___________________________________________________________________________________

Olimpíada do conhecimento e futuro nas aulas

Paulo Skaf

Com a abertura marcada para esta segunda-feira (12), estamos sediando em São Paulo a 7ª Edição Nacional da Olimpíada do Conhecimento, na qual alunos do Senai podem demonstrar a qualidade do ensino profissional que ministramos em nossa instituição. O importante evento, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, reúne 718 estudantes do Senai de todo o Brasil, sendo 84 deles do Senai-SP, e deve atrair milhares de pessoas. Até a premiação no domingo, 18 de novembro, os estudantes passam por três provas (planejamento, processo de execução e prática), em 59 ocupações do trabalho industrial. Há, ainda, quatro categorias para pessoas com necessidades especiais.

A competição é um celeiro de talentos e um incentivo à capacitação profissional. As empresas, por meio de patrocínios e apoio, reconhecem e contribuem para  sua realização. No entender dos participantes, a medalha é como um selo de excelência profissional. Em ambiente e situação que simulam a realidade das empresas, eles são desafiados a superar limites. Os de melhor desempenho são muito disputados pelo mercado, têm empregos praticamente garantidos.

Em 2011, no Rio de Janeiro, São Paulo foi o grande vitorioso, com 33 medalhas (18 de ouro, sete de prata e oito de bronze).

O resultado expressa o talento dos jovens e nosso empenho no constante aprimoramento do Senai-SP. O Sesi-SP, exemplar rede de Ensino Fundamental e Médio, também oferece o que há de melhor e mais moderno, como o ensino de ciência e tecnologia, por meio da robótica, que tem um torneio paralelo à Olimpíada do Conhecimento.

Os alunos vencedores deste grande certame nacional credenciam-se à WorldSkills Competitions 2013, na Alemanha. É uma Copa do Mundo do saber e habilidade técnica. Independentemente da relevante conquista de medalhas, o Brasil, como temos feito em nossas escolas do Senai e do Sesi de São Paulo, precisa investir muito na educação, pois nas salas de aula são decididos o futuro das crianças e jovens e as nossas reais possibilidades de desenvolvimento.

Como sempre gosto de destacar, nada melhor do que o conhecimento para gerar, com igualdade e justiça, oportunidades para aqueles que desejam crescer na vida e na carreira.