Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Economia Circular é o tema do Desafio de Ideias do SENAI de Suzano

11/04/2025 - atualizado às 16:37 em 11/04/2025

O programa traz soluções inovadoras para problemas reais da indústria como diminuir volume de resíduos e realizar a promoção de logística reversa 

Produzir peças de reposição de forma lucrativa, segura e sustentável, dentro do conceito de economia circular, foi o desafio proposto na última edição do Desafio de Ideias 2024 na Escola SENAI “Luis Eulalio de Bueno Vidigal Filho”, em Suzano. Esse programa traz soluções inovadoras para problemas reais da indústria da região como foco na vivência real de mercado de trabalho. A competição premiou as equipes vencedoras em dezembro de 2024 que contou com a participação de 30 alunos.

A Ternec Lubrificantes, especializada em fluidos industriais, foi a empresa parceira que propôs dois desafios: primeiro, como minimizar o volume de resíduos líquidos de fluidos contaminados do setor industrial da empresa para reduzir os impactos ambientais e os custos associados ao tratamento e descarte desses resíduos. Outro desafio proposto pela empresa foi realizar o rastreio e retorno das embalagens para promover a logística reversa e minimizar as chances de descartes inadequados. 

A economia circular também foi trabalhada nessa edição. Essa temática é uma estratégia que visa prolongar o uso dos recursos naturais e repensar produtos e modelos de negócio. O case de sucesso será apresentado no Fórum Mundial de Economia Circular em maio de 2025.

 

Ideias inovadoras

A equipe Amarela, um dos grupos ganhadores do Desafio de Ideias, sugeriu a criação de um sistema de impressão a laser para codificar embalagens e propôs o desenvolvimento de um aplicativo para rastreamento e recolhimento dos materiais. Ela comenta que a competição rendeu aprendizados em termos de organização, melhoria de ideias e gerenciamento do tempo para apresentar soluções viáveis para a companhia. “Nós tínhamos pouco tempo para trocar e compartilhar as informações com a empresa e, em uma semana, tínhamos que passar as estratégias propostas pelo desafio”, pontua Claudia Matos, membro da equipe.

A equipe Rosa, finalista da competição, propôs várias estratégias como um sistema de filtragem por membranas para reutilização da água, desenvolvimento de desengraxantes biodegradáveis, reciclagem do óleo residual e automação da lavagem. Para ele, vencer o Desafio de Ideias foi o momento de coroação do resultado de todo empenho dedicado ao longo dessa iniciativa. “É uma honra participar desse grupo seleto de pessoas, porque dentro desse universo de participantes, apenas 30 estudantes foram selecionados para a etapa final”, comemora Andryws Kauã.

 

Desafio

O Desafio de Ideias é uma das três etapas da Saga SENAI de Inovação, voltada para investir na competitividade do setor industrial, por meio da preparação de alunos para os desafios do mundo real do trabalho. Outras duas etapas são Desafio SENAI de Projetos Integradores e o Inova SENAI.

A Saga é dividida em três etapas: Ideação (Grand Prix SENAI de Inovação - Nacional - e Desafio de Ideias (em São Paulo); modelagem e prototipação (Desafio SENAI de Projetos Integradores - Nacional); e Modelo de negócio ou produto (Inova SENAI - fase estadual em anos ímpares e fase nacional em anos pares).

Neste Desafio, que dura em média seis meses, as equipes desenvolvem protótipos de projetos inovadores e funcionais para problemas reais da indústria. Alunos de diversas modalidades de cursos da instituição do Brasil participam desse desafio.

Clever Adauto Feliciano, especialista em educação profissional do SENAI-SP, destaca que o Desafio de Ideias é uma ação educacional em formato de competição de inovação. “Uma nova geração de profissionais está sendo formada para enfrentar os desafios do futuro. O Desafio é uma das iniciativas que impacta o desenvolvimento da indústria com inovação e responsabilidade. Portanto, os alunos são estimulados a desenvolver ideias e planos de solução para problemas reais da indústria, o que traz benefícios para o aprimoramento profissional dos estudantes como, por exemplo, promover as competências empreendedoras, a criatividade, o raciocínio lógico, entre outros atributos”.

Em cinco dias são realizadas as seguintes etapas: a divulgação dos desafios pelas empresas parceiras; o desenvolvimento das soluções com base na metodologia Design Thinking; a pré-banca preparatória; a apresentação das soluções para as empresas parceiras; e a premiação dos vencedores.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.