Desafio de Ideias: alunos do Senai-SP apresentam inovações para a indústria de alimentos

10/12/2015 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Sobraram boas ideias. E o que é melhor: todas focadas nas necessidades da indústria. Entre os dias 26 e 30 de outubro foi realizado, durante a Semana de Tecnologia, o Desafio de Ideias do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). O Desafio, que consiste num concurso de inovação, foi sediado na Escola Senai “Horácio Augusto da Silveira”, no bairro da Barra Funda, na capital. A unidade é especializada em alimentos.

Ao todo, participaram 320 alunos dos cursos técnico e superior. Os projetos criados foram feitos a partir das necessidades das indústrias da área. “As empresas nos orientaram quanto ao desenvolvimento dos produtos”, explicou Yuri Makyama, estudante do curso técnico de Alimentos da escola.

O Desafio foi conduzido a partir de fundamentação teórica e pesquisa e análise de mercado, com a elaboração de 20 projetos ou soluções tecnológicas. As próprias empresas fizeram a avaliação das propostas, elegendo as melhores. Todas as discussões, pesquisas, protótipos e análises foram entregues às empresas, que se tornam proprietárias dos resultados gerados.

As indústrias participantes do Desafio foram QueenNut, Puratos, Basf, Leandro’s e Mr.Veggy.

Entre os vencedores, estiveram soluções como novas aplicações para um serviço da Basf, ações para divulgar melhor um produto e o desenvolvimento de novas linhas de artigos para mercados específicos, essas últimas feitas para outras empresas.

Foto: Divulgação
Alunos participantes do Desafio de Ideias: soluções sob demanda para a indústria 

 

Para a professora Maria Alice Binotto, coordenadora de Atividades Pedagógicas do Senai-SP, a iniciativa foi além do desenvolvimento de soluções. “Foi um grande aprendizado:  os alunos puderam exercer suas capacidades criativas, de organização e relacionamento interpessoal”, afirmou.