Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso oferece opções gratuitas de lazer no feriado de 25 de janeiro

21/01/2013 - atualizado às 17:37 em 29/01/2013

Por Rosângela Gallardo

O feriado de aniversário de São Paulo é uma ótima oportunidade para colocar a agenda cultural em dia. Melhor ainda se a programação for gratuita e fizer parte do roteiro de atrações da Avenida Paulista, um dos símbolos da diversidade e pujança da cidade.

O Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, instalado no número 1313, oferece duas opções de exposições que resgatam a criatividade e conectam técnicas tradicionais a novas tecnologias.

Galeria de Arte do Sesi-SP – expõe a mostra A Arte da Tapeçaria - Tradição e Modernidade, em parceria com a Espírito Santo Cultura (RJ) e a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.

A exposição tem curadoria de Luís Neves e reúne pela primeira vez no Brasil 48 tapeçarias de Portalegre, no Alentejo. A região é conhecida por suas tapeçarias murais decorativas, cuja produção é realizada por meio de uma técnica totalmente manual, que tem como ponto de partida obras de pintores famosos.

O acervo é composto por obras de 39 artistas, dentre eles Almada Negreiros, Camarinha, Júlio Pomar, Eduardo Nery, Le Corbusier, Vieira da Silva, Vik Muniz, Arpad Szenes, Graça Morais, Sonia Delaunay, Bruno Munari, Pedro Calapez, Lourdes Castro, Álvaro Siza, Rigo 23, Rui Moreira, Jean Lurçat, Hans Erni, Burle Marx e Joana de Vasconcelos.

A partir dos teares de Portalegre são produzidas obras de arte única, resultado de artistas que criam cartões originais, da técnica dos desenhistas que os ampliam e da maestria das tecedeiras, que executam com detalhe e rigor a obra final.

Fundada em 1946, a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre adotou nova técnica de tecelagem e associou sua produção a grandes nomes da arte contemporânea. Trata-se de uma das últimas manufaturas no mundo a trabalhar com um bem cultural desta natureza de forma completamente manual. Atualmente, reúne mais de 200 artistas consagrados que produzem suas obras em tapeçaria.

Espaço Fiesp - Ilustra, na exposição Fundição Artística no Brasil, as principais etapas dessa atividade pelo método de cera perdida. Com curadoria de Gilberto Habib Oliveira, a mostra apresenta 45 peças, com acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e trabalhos desenvolvidos por professores, alunos e técnicos da Escola Senai Nadir Dias de Figueiredo, de Osasco, que mantém o Centro Técnico em Fundição Artística, núcleo de referência nesse setor.

Dedicado à recuperação e modernização dos processos de fundição artística no Brasil, o Centro Técnico em Fundição Artística realizou nos últimos três anos a capacitação de uma equipe técnica, investimentos em equipamentos e treinamento com a finalidade de oferecer cursos especializados em fundição de obras de arte.

Dentre os destaques, obras de Rodolfo Bernardelli, “escultor oficial” do Brasil durante o período Republicano e obras de Amadeu Zani, autor de vários monumentos públicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, professor do Liceu de São Paulo e responsável pela vinda ao Brasil de artistas fundidores que ajudaram a formar jovens artesãos.

Outro ponto forte da exposição é o “Busto D. Pedro II”, de 1839, de autoria de Zépherin Ferrez, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Serviço
A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade – Galeria de Arte do Sesi-SP, Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp, capital)
Período expositivo: até 10 de março de 2013
Datas e horários: segunda-feira, das 11h às 20h; terça a sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 19h (entrada até 20 minutos antes do fechamento)
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 3146-7405 e 7406
Entrada franca. O espaço tem acessibilidade

Fundição Artística no Brasil – Espaço Fiesp, Centro Cultural Fiesp 0 Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp, capital)
Período expositivo: até 10 de fevereiro de 2013
Datas e horários: segunda-feira, das 11h às 20h; terça a sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 19h (entrada até 20 minutos antes do fechamento)
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 3146-7405 e 7406
Entrada franca. O espaço tem acessibilidade

Leia mais