Campinas recebe Road Show da Jornada de Transformação Digital
29/09/2022 - atualizado às 09:16 em 29/09/2022
Empresas com faturamento de até R$ 8 milhões podem participam gratuitamente de consultorias; em Campinas, indústria aumentou produtividade em 58%
Nesta quarta-feira (28/9), o Road Show da Jornada de Transformação Digital chegou à cidade de Campinas, um dos grandes polos industriais do interior paulista. Desde maio, as apresentações do programa desenvolvido pela Fiesp, Ciesp, Senai e Sebrae, que pretende digitalizar 40 mil indústrias, seguem pelo interior paulista. Já são 4.200 empresas participantes, em pelo menos uma das etapas do programa.
A Jornada possui oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente e é gratuita para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões ao ano. É o maior programa de digitalização voltado para micro, pequenas e médias indústrias do estado de SP.

Na abertura do evento, que aconteceu na Escola Senai Roberto Mange, o presidente do CIESP, Rafael Cervone, destacou os ganhos que empresas já estão tendo ao participar de pelo menos uma das etapas da Jornada. “São ganhos em média de 40% de produtividade, tem empresas que ganharam 60%. Isso é muito significativo”, afirma.
Segundo Luciano Coutinho, presidente do Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria (Compi), da Fiesp, o objetivo é ajudar a indústria paulista a dar um salto de produtividade. “É um processo pé no chão, acessível. A ideia é começar por processos simples”, explicou.

Já o diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra, explicou algumas premissas sobre as empresas que ajudaram as entidades a estabelecer o formato da Jornada. Entre elas, estão a dificuldade de, principalmente, pequenas e médias empresas enxergarem como a digitalização se acopla ao seu modelo de negócio; o baixo conhecimento das tecnologias e seus impactos; a dificuldade de acesso ao capital humano que irá realizar essa transformação digital; e a falta de recursos financeiros. Ele ainda ressaltou a importância de entender essas dificuldades dessas empresas de menor porte, que abrangem 92% do total de indústrias no estado de SP.
Para falar sobre resultados reais, empresários que já participaram de pelo menos uma das etapas da Jornada estiveram presentes contando suas experiências em um painel. Maurício Landman, diretor da Pratiko Indústria e Comércio de Argamassas, destacou o ganho de 58% em produtividade que a empresa obteve em um dos setores. “É muito possível e promissor”, disse. Ele ainda colocou a importância de as empresas participarem e “darem o primeiro passo”. “É onde começamos a entender a importância do processo de digitalização, com a parceria de profissionais do SENAI-SP e Sebrae-SP. Eles nos ajudam a enxergar as oportunidades da nossa empresa e a chegarmos na nossa transformação digital”, completa.
Já Felipe Razera Marchini, diretor da WGK Indústria Mecânica, colocou, como empresário, a dificuldade que muitas vezes acontece nas empresas que até têm a intenção de implementar e modificar algo, mas não sabem por onde começar. “O SENAI-SP traz com ele toda a experiência que possui da indústria, mostrando casos do que já foi aplicado e o que funciona”, relatou.
O painel também contou com a participação do diretor titular do CIESP Campinas, José Henrique Toledo Corrêa; do Gerente Regional do Sebrae Piracicaba, Fabio Gerlach; e do Gerente de Negócios do Desenvolve SP, Anselmo Freire. Freire falou das linhas de crédito para etapas avançadas da Jornada. Segundo ele, todo o processo de solicitação e acompanhamento de recursos acontece digitalmente, no site desenvolvesp.com.br.

Maurício Landman, da Pratiko; Fernando Grangeiro, da empresa Bosch; Ricardo Terra, diretor SENAI-SP; Fábio Gerlach, do Sebrae; e Anselmo Freire, do Desenvolve SP.
Incluindo também as grandes empresas no bate-papo, o vice-Presidente Sênior Manufatura e diretor Planta Bosch Campinas, Fernando Grangeiro, ressaltou a importância da digitalização na cadeia de fornecedores. “Aplicar a tecnologia certa aonde você precisa. Esta é a base para a gente fazer a digitalização: alinhar todo o processo. A Jornada representa uma grande oportunidade, de fortalecemos também nossa parceria com nossos fornecedores”.
Outro tema abordado durante o painel, pelo diretor regional do SENAI-SP, foi a elaboração de um edital que cadastrará empresas integradoras, que querem fazer parte da Jornada como fornecedoras de soluções e produtos para as empresas que estão sendo atendidas pelo programa.
Escolas Móveis
Duas Escolas Móveis do SENAI-SP, Conectividade 5G e Transformação Digital, também fizeram parte do Road Show em Campinas.
Nas instalações da Escola Móvel de Conectividade 5G, visitantes puderam experimentar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia, além de entrar em contato com Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso. Já na unidade de Transformação Digital, visitantes receberam atendimento para tirar dúvidas e fazer inscrições na Jornada.
O lançamento em Campinas foi o oitavo de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital.
As próximas paradas, assim como cases, detalhes do programa e como participar, estão disponíveis no site: jornadadigital.sp.senai.br.