AVANÇOS DA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL SÃO DISCUTIDOS POR EMPRESÁRIOS DA INDÚSTRIA

07/12/2022 - atualizado às 10:14 em 07/12/2022

Iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP prevê atender 40 mil indústrias, no estado de São Paulo, nos próximos quatro anos

 

O COMPI - Conselho da Micro, Pequena e Média Indústria, criado pela FIESP com o objetivo de debater, realizar estudos e propor políticas para as Micro, Pequenas e Médias Indústrias, realizou reunião em 30/11 para discutir os resultados obtidos, até o momento, pelo maior programa de transformação digital da história de São Paulo.

Entre os pontos abordados no encontro estão: oportunidade de as indústrias participantes na Jornada de Transformação Digital (JTD) contratarem bolsistas dedicados exclusivamente ao programa, capacitação de executivos e funcionamento do sistema de indicadores da JTD em tempo real.

Luciano Coutinho - Presidente do Compi

O encontro foi conduzido por Luciano Coutinho, presidente do Compi, que contou com a participação do diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra; do superintendente do IEL SP, Eduardo Vaz da Costa Júnior; do supervisor de tecnologias educacionais do SENAI-SP, Breno Ortiz Azeredo Souza Andrade e do supervisor de projetos e tecnologia do SENAI-SP, Arthur Vinicius Dias.

Ricardo Terra

Ricardo Terra iniciou sua apresentação contando que sempre teve o desejo de oferecer às indústrias participantes da JTD um programa para a contratação de bolsistas, para que, sob a supervisão de consultores do SENAI-SP, auxiliassem na temática da transformação digital dentro das empresas. E, com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a equipe do SENAI-SP identificou a oportunidade de trazer o programa Inova Talentos para dentro da JTD. “As indústrias participantes, em breve, poderão contar com alunos egressos dos cursos técnicos do SENAI-SP e graduandos das Faculdades SENAI-SP para integrarem seus times, atuando exclusivamente com a JTD”, contou ele. 

O programa Inova Talentos é uma iniciativa do IEL que fomenta projetos de inovação em empresas e capacita jovens talentos por meio de capacitação supervisionada nas empresas. Para participarem, as empresas inscrevem seus projetos e os aprovados são contemplados com bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, direcionadas a jovens talentos.

Eduardo Vaz da Costa Júnior

Eduardo explica que a indústria será responsável por informar os pré-requisitos que os candidatos às vagas deverão ter e, com essas informações, o IEL apresentará três candidatos finalistas às empresas. “O programa tem duração de 12 meses e as empresas podem renovar os contratos com os bolsistas por mais 12 meses. O que me alegra é que mais de 70% dos jovens, normalmente, são efetivados”, completa ele.  

Outra frente que compõem a JTD é o Grupo de Trabalho em Educação, formado pelo SENAI-SP, Instituto Federal SP, Centro Paula Souza, USP, UNICAMP, UFABC e UNESP, que busca, entre outras ações, mapear a oferta de cursos aderentes aos temas de transformação digital e gestão. Breno explica que já foram identificados mais de 800 cursos, dessas instituições. “Após esse mapeamento, unificamos todos os dados e reenviamos às instituições para revisão de conteúdo. A previsão é que elas nos retornem e que possamos já começar a divulgar esses cursos nos primeiros meses de 2023”, explica ele. 

Plenaria CompiArthur encerrou a reunião apresentando aos participantes os ganhos médios obtidos pelas indústrias participantes em produtividade e eficiência energética - 35,15% e 10,14%, respectivamente, e que a equipe tem atuado para alcançar os desafios de obterem dados das consultorias em tempo real em todas as indústrias atendidas no estado de São Paulo e de gerar uma padronização no processo de mensuração dos dados e resultados. “Atualmente 5.800 micro, pequenas e médias indústrias estão participando da JTD e estão tendo a oportunidade, por meio das consultorias do SENAI-SP e SEBRAE-SP, de identificar pontos de melhorias em seus processos”, conclui ele.