Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Alunas do SENAI-SP desenvolvem cola de maior resistência térmica e mecânica em projeto finalista sobre inovação

25/03/2025 - atualizado às 10:49 em 25/03/2025

Competição reuniu 57 projetos de todo Brasil com objetivo de incentivar o empreendedorismo e projetos inovadores com potencial de mercado

O SENAI-SP venceu a etapa nacional no Inova SENAI 2024, ação técnica-cultural-educacional de abrangência nacional voltada a alunos das unidades da instituição. O objetivo da competição é incentivar as capacidades de inovação e empreendedorismo, por meio da Mostra de Negócios Inovadores com potencial de mercado. 

O projeto "Lignina Brasil" da Escola SENAI “Mário Amato”, de São Bernardo do Campo, foi um dos vencedores do Inova SENAI, representando o estado paulista na competição nacional.  

Em 2024, foram inscritos 57 projetos de todo Brasil. Entre as etapas eliminatórias, o SENAI Nacional selecionou dez projetos para participarem do Pitch Day (apresentações concisas e objetivas de defesa e argumentação de ideias e projetos com tempo limitado), sendo que três deles são do SENAI-SP.

Projeto vencedor 

O produto vencedor do Inova SENAI 2024 é uma cola de fácil aplicação, rápida secagem (menor que 12h), atóxica e não corrosiva. A lignina, subproduto gerado na produção de papel e celulose, é considerada um material de baixo valor agregado, mas foi incorporada ao PVA, polímero sintético utilizado em colas, tintas e adesivos. 

“O produto possui 40x mais resistência do que as colas já existentes no mercado, e resolve dois grandes problemas - o descolamento de móveis de madeira (quando expostos a altas temperaturas) e o descarte incorreto da lignina, incentivando a promoção da economia verde”, comenta Ana Alicia Llopart Alzamendi Santos, uma das integrantes da equipe vencedora do projeto “Ligna Brasil”.  

Bárbara de França Beccaria, outra integrante do grupo, esclarece que o projeto reutiliza resíduos industriais e produziu uma cola adesiva com maior aderência, durabilidade e resistência. A qualidade do produto atenderá a demanda de pequenos empreendedores de artesanato até grandes indústrias de móveis. “Essa experiência foi enriquecedora e ajudou o grupo a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, gestão de projetos e resolução de problemas. Foi uma oportunidade de desenvolver as ideias de forma mais estruturada, de melhorar nosso projeto com o apoio de profissionais experientes e acessar recursos que fizeram toda a diferença. Além disso, o programa nos desafiou a superar obstáculos e aprimorar nossas habilidades, como comunicação e gestão de projetos”, comenta Bárbara sobre o aprendizado desse tipo de vivência que incentiva os alunos a enfrentarem desafios futuros com confiança e competência. 

Premiação 

As três equipes premiadas participarão do programa de imersão/conexão desenvolvido pelo NAV (Instituto de Tecnologias Educacionais SESI SENAI), com data ainda a ser definida em 2025.  

Maria Clara Magalhães Costa da Silva, integrante do projeto Ligna Brasil, destaca que participar das mentorias individuais traz conhecimentos inéditos para os participantes. “É muito valioso para as equipes aplicarem habilidades tão exigidas no mercado de trabalho como inovação e empreendedorismo. Além disso, é válido nos preparamos para os futuros pitchs. Para nós, ver o nome do processo que criamos e aprimoramos na lista de vencedores Inova SENAI é incrível”, comenta Maria Clara.  

No Inova SENAI, participam alunos regularmente matriculados ou egressos com até dois anos de conclusão da formação, contados a partir da data de publicação do regulamento dos cursos de Aprendizagem, Qualificação, Técnicos ou Graduação Tecnológica.  

Inova SENAI 

O Inova SENAI integra a Saga SENAI de Inovação, composta pelo Grand Prix (maratona de até 72h para o desenvolvimento de ideias, propostas e soluções em tempo real) e pelo Desafio de Projetos Inovadores (competição que tem duração média de seis meses e as equipes desenvolvem projetos inovadores e funcionais como resposta para problemas reais da indústria). 

O objetivo do Inova SENAI-SP, atividade técnica-educacional no formato de concurso, é apresentar negócios inovadores ao mercado, por meio de rodadas com investidores, mentores e representantes de empresas.  

Nessas edições, alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI em todo o país podem inscrever processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. 

Como funciona 

O programa é composto por duas categorias: Produto Inovador (novos materiais, alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas) e Processo Inovador (novas máquinas ou equipamentos - ou suas adaptações, que proporcionem melhorias de processos produtivos).  

Todos os projetos passam pelas etapas de?pitch,?Business Model Canvas?(quadro de modelo de negócios), avaliação por especialistas do SENAI-SP, desenvolvimento de protótipos, mentorias coletivas e individuais e avaliação por especialistas da área de inovação.  

A última edição do Inova SENAI ocorreu em 2022. Nos anos ímpares, são realizadas as ações estaduais.   

Saiba mais: gpinovacao.senai.br 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.