Aluna do SENAI-SP cria marca vencedora para o ODS 18, da ONU, sobre Igualdade Étnico-Racial

11/10/2024 - atualizado às 08:07 em 11/10/2024

Marca criada por aluna do SENAI-SP será símbolo das ações globais em prol da igualdade étnico-racial no ODS 18

Brenda Gomes Virgens, estudante do curso de Aprendizagem Industrial Auxiliar de Produção Gráfica do SENAI-SP, foi a vencedora do concurso que definiu a marca oficial do ODS 18 — Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Igualdade Étnico-Racial, uma iniciativa brasileira no contexto da Agenda 2030. Natural de Carapicuíba, São Paulo, Brenda, de 19 anos, criou um logotipo que destaca o perfil de uma mulher negra e a figura de um homem indígena entrelaçados, simbolizando a luta conjunta dessas comunidades pela igualdade étnico-racial.

O concurso contou com 123 propostas, e a marca de Brenda foi a mais votada na plataforma Participa +BR, garantindo o prêmio de R$10 mil. Sua criação será utilizada em campanhas do governo brasileiro e de organismos das Nações Unidas no Brasil, representando o comprometimento com a promoção da igualdade étnico-racial.

ODS 18: Igualdade Étnico-Racial na Agenda 2030

O ODS 18 é uma proposta pioneira do Brasil que coloca a igualdade étnico-racial como prioridade no desenvolvimento sustentável. As metas incluem eliminar a discriminação étnico-racial, garantir acesso à justiça e saúde de qualidade para populações negras e indígenas, além de promover a inclusão social dessas comunidades. A iniciativa é liderada pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com diversos órgãos governamentais.