Jornada de Transformação Digital é apresentada a empresários da região de Mogi Mirim

Micro, pequenas e médias empresas foram apresentadas ao programa de digitalização, gratuito, que já atendeu mais de 20 mil empresas no estado de São Paulo

O Senai-SP apresentou, na quarta-feira 04/12, a Jornada de Transformação Digital para empresários da região de Mogi Mirim, no leste paulista. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, que conheceram as iniciativas e os resultados do maior programa de digitalização do estado, que já atendeu mais de 20 mil indústrias desde que foi lançado, em meados de 2022.

Direcionada a empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, a Jornada de Transformação Digital, iniciativa conjunta de Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP, tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias empresas a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos gratuitos rumo à digitalização.

Durante o encontro, Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical (DDI) e vice-presidente da Fiesp, afirmou que “a Jornada de Transformação Digital buscou pegar o conhecimento do SENAI na área industrial e disponibilizar para as nossas empresas, gerando mais produtividade, competitividade, economia.” “E, em 2025, retornaremos junto com a Jornada de Descarbonização, buscando melhoria para todas as nossas empresas.”, acrescentou Schoueri.

O Diretor Regional do SENAI-SP, Ricardo Terra, apresentou o programa para os participantes e destacou dados sobre a situação atual das empresas paulistas em relação à maturidade digital. Também foi divulgado o panorama socioeconômico da região de Mogi Mirim, pelo gerente de Relacionamento com o Mercado do SENAI-SP, Marcello Souza Junior.

O evento, realizado na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), contou com a presença do prefeito de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, Alex Sartori Basílio; do secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico de Mogi Mirim, Massao Hito; e da secretária de Educação de Mogi Mirim, Ana Lúcia Bueno Peruche.

Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de conhecer casos de sucesso de indústrias da região que já aderiram a algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e apresentaram resultados significativos.

A Doce Fazenda, por exemplo, tinha como objetivo reduzir a movimentação de funcionários e o transporte de produtos. Após participar da etapa 3, otimização de processos, da Jornada de Transformação Digital, a empresa reduziu 39% na movimentação e ganhou 66% de produtividade. O empresário Everaldo dos Santos contou que “foi realizado um mapeamento de processos da empresa e conseguimos otimizar o tempo do funcionário. Hoje, ele anda bem menos no dia a dia dele. Com isso, a gente conseguiu produzir mais com a mesma quantidade de colaboradores.”

Outra empresa que viu resultados positivos após participar da etapa três da Jornada de Transformação Digital foi a Paozim Di Queijo. Com a redefinição do layout produtivo e a otimização de processos, a empresa apresentou uma redução de 76% na movimentação de colaboradores. “Mantivemos a cozinha no mesmo espaço, mas mudamos o layout. Também ganhamos mais agilidade na entrega dos produtos porque agora as coisas são pré-preparadas e temos menos movimentação da equipe.”, destacou a empresária Júnia de Carvalho.

As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site: jornadadigital.sp.senai.br.

Escola Móvel de Conectividade

Durante o evento, os empresários visitaram as instalações da Escola Móvel de Conectividade, que possibilitou experimentar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. A escola móvel do Senai apresentará também as famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.