Horácio Augusto da Silveira
Biografia de Horácio Augusto da Silveira
31/12/1884 - 16/12/1958
- Diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Amparo.
- Diretor da Escola Profissional Feminina da cidade de São Paulo.
- Superintendente da Educação Profissional e Doméstica do estado de São Paulo.
Ramo de atuação: Educação Profissional
Horácio Augusto da Silveira nasceu em Castro, no estado do Paraná, filho de João Ramos de Aguiar e Maria Augusta Zacarias. Tem seu sobrenome SILVEIRA, originário de sua avó, descendente de antiga família gaúcha.
Aos nove anos de idade, órfão de pai, foi residir em Piracicaba com o tio, onde concluiu o curso primário, e, mais tarde, sob o estímulo do tio Padre Alarico Zacharias, formou-se pela Escola Normal em 1905. Sua nomeação inicial no Magistério remonta ao janeiro de 1905, como professor da Escola do Barro do Pântano, em Simão. Foi removido para a Escola de Cravinhos no ano seguinte e, posteriormente, para o Grupo Escolar de Ribeirão Preto, indo para Sertãozinho.
Em 30 de janeiro de 1918, foi nomeado diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Amparo, data que assinala o seu ingresso no Ensino Industrial. Em 1923, foi nomeado diretor da Escola Profissional Feminina da Capital. Com a criação da Superintendência da Educação Profissional e Doméstica, em 13 de agosto de 1934, foi nomeado titular do novo órgão.
Por conta de sua atuação, as duas Escolas Profissionais da capital paulista puderam contar com a formação de Mestres, através de Cursos de Aperfeiçoamento.
Ele procurou colocar o Ensino Industrial em consonância com as necessidades de mão de obra, de mestres e técnicos na indústria de São Paulo e, ainda, introduziu o Ensino Agrícola Médio, em ligação com o Industrial, junto ao homem do campo. Daí surgiram as Escolas Profissionais Agrícolas-Industrial.
Além disso, escreveu numerosas monografias sobre o ensino profissional em São Paulo, de conteúdo histórico, técnico e administrativo.