Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Horácio Augusto da Silveira

Biografia de Horácio Augusto da Silveira

Patrono da Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, localizado na Barra Funda, na capital paulista

 

31/12/1884 - 16/12/1958

  • Diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Amparo. 
  • Diretor da Escola Profissional Feminina da cidade de São Paulo.
  • Superintendente da Educação Profissional e Doméstica do estado de São Paulo.


Ramo de atuação: Educação Profissional

Horácio Augusto da Silveira nasceu em Castro, no estado do Paraná, filho de João Ramos de Aguiar e Maria Augusta Zacarias. Tem seu sobrenome SILVEIRA, originário de sua avó, descendente de antiga família gaúcha.

Aos nove anos de idade, órfão de pai, foi residir em Piracicaba com o tio, onde concluiu o curso primário, e, mais tarde, sob o estímulo do tio Padre Alarico Zacharias, formou-se pela Escola Normal em 1905. Sua nomeação inicial no Magistério remonta ao janeiro de 1905, como professor da Escola do Barro do Pântano, em Simão. Foi removido para a Escola de Cravinhos no ano seguinte e, posteriormente, para o Grupo Escolar de Ribeirão Preto, indo para Sertãozinho.

Em 30 de janeiro de 1918, foi nomeado diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Amparo, data que assinala o seu ingresso no Ensino Industrial. Em 1923, foi nomeado diretor da Escola Profissional Feminina da Capital. Com a criação da Superintendência da Educação Profissional e Doméstica, em 13 de agosto de 1934, foi nomeado titular do novo órgão.

Por conta de sua atuação, as duas Escolas Profissionais da capital paulista puderam contar com a formação de Mestres, através de Cursos de Aperfeiçoamento.

Ele procurou colocar o Ensino Industrial em consonância com as necessidades de mão de obra, de mestres e técnicos na indústria de São Paulo e, ainda, introduziu o Ensino Agrícola Médio, em ligação com o Industrial, junto ao homem do campo. Daí surgiram as Escolas Profissionais Agrícolas-Industrial.

Além disso, escreveu numerosas monografias sobre o ensino profissional em São Paulo, de conteúdo histórico, técnico e administrativo.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.