Joaquim Marques Lisboa

Biografia do Almirante Tamandaré: Joaquim Marques Lisboa

Patrono da Escola SENAI Almirante Tamandaré, localizada na cidade de São Bernardo do Campo

 

13/12/1807 - 20/03/1897

  • Voluntário desde os 15 anos, Tamandaré destacou-se desde jovem pelos seus feitos notáveis. Numa ocasião salvou prisioneiros brasileiros do cativeiro argentino, tomando com eles o navio inimigo que os transportava
  • Realizou dois salvamentos importantes: o de tripulantes e passageiros do navio Ocean Monarch (que se incendiara) e o da nau Vasco da Gama, desarvorada numa tempestade na entrada da barra do Rio de Janeiro.
  • Recebeu o título de Almirante, o mais alto posto da Marinha, comandou diversas esquadras e foi nomeado Patrono da Marinha do Brasil.

 

Ramo de atuação: Militar da Marinha Brasileira.

 

Combateu em todas as lutas do Império em 60 anos de serviço militar, entre elas as "Guerras de Independência", "A Confederação do Equador", "A Guerra contra Oribe e Rosas" e a "Guerra do Paraguai".

Participou de vários conflitos, e na Guerra da Cisplatina destacou-se de tal maneira que, com apenas 19 anos, foi nomeado, pela primeira vez, comandante de um navio.

No plano internacional, foi comandante das forças navais brasileiras na intervenção no Uruguai, em atuou até como diplomata.

Como Almirante comandou as forças navais da Tríplice Aliança, durante a Guerra do Paraguai.

No dia 9 de janeiro de 1867, o Barão de Tamandaré recebe o mais alto posto da Marinha "Almirante Tamandaré".

Posteriormente, foi declarado “Patrono da Marinha Brasileira”.

No dia de seu nascimento, 13 de dezembro, comemora-se o dia do marinheiro.

“Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor", Almirante Tamandaré.