• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

São Paulo Skills 2019 contará com 143 alunos do Senai-SP para a segunda fase da competição

A A A

Senai-SP conquistou diversos prêmios na Foshan Future Skills Competition, na cidade de Guangdong, na China

28/11/2019

Núcleo de Comunicação 

São Paulo Skills, etapa estadual da WorldSkills, a maior competição mundial de profissões técnicas, foi sediada por 14 escolas do SENAI-SP. Nessa fase, as unidades escolares demonstram a intenção de participação. O competidor é inscrito por sua Escola Senai e submetido a uma prova de proficiência, chamada de “seletiva”. As seletivas se iniciaram em junho e terminaram em outubro. 

Dos mais de 300 candidatos inscritos, nas 45 modalidades classificadas como “atividades industriais”, 143 foram classificados para a segunda fase da competição, que teve início no dia 28 de outubro e terminará em 20 de dezembro. Os medalhistas de ouro da São Paulo Skills 2019 terão como próximo desafio vencer a etapa nacional e conquistar uma vaga para representar o Brasil na WorldSkills 2021, em Shangai, na China.

Future Skills

No início deste mês, o Senai-SP conquistou diversos prêmios na “Foshan Future Skills Competition”, na cidade de Guangdong, na China. Esta foi uma fase preparatória da FutureSkills, competição das ocupações-base para a Indústria 4.0, que ainda está em fase de adequações para entrada oficial na WorldSkills. Os times foram formados por profissionais das Escolas Senai de Araraquara, Bauru, Osasco, e também do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Entre os premiados estão os experts Patricia Magi em Machine Learning and Big Data (prata), George Razera e os competidores Brian Lira e Anderson Pessoa em Blockchain (bronze), Gustavo Henrique e o competidor Patrick Ens, em Mobile and Development (bronze). Também foram premiados os competidores Benedito Augusto Vitor, em Rapid Prototype (Bronze), e Leandro Ericles Frozino Rumaqueli, em Reverse Engineering (bronze). O Senai-SP obteve também um Certificado de Excelência com Jonathan Bertoldi e Guilherme Akira, na modalidade Realidade Virtual e Aumentada.

“O nosso objetivo era compreender o conteúdo de cada modalidade para montarmos uma estratégia para vencer a competição. No primeiro dia, vimos todo o conteúdo e íamos nos reorganizando conforme o dia a dia na China. As medalhas foram resultado do trabalho em equipe, um time que estava não apenas representado o Senai-SP, mas também o nosso País. Aprendemos muito com essa experiência e já vamos começar a nos preparar para as próximas fases”, conta Patrícia Magi, coordenadora técnica do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Sobre os eventos - São Paulo Skills é um evento bienal que tem por finalidade selecionar os melhores alunos que representarão o Senai-SP na competição nacional, com o objetivo de, posteriormente, conquistar vaga na etapa internacional do torneio, a WorldSkillsFuture Skills é uma competição das ocupações-base para a Indústria 4.0, que ainda estão em fase de adequações para entrada oficial na WorldSkills.