• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil participa do 2º Seminário Internacional: A Era BIM

A A A

Trabalho de normalização da metodologia no Brasil foi apresentado pelo IST durante o evento

28/08/2019

Núcleo de Comunicação

O 2º Seminário Internacional: A Era BIM foi realizado no dia 22 de agosto, no Teatro Itália, em São Paulo. O evento, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO), discutiu os desafios envolvidos na Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos públicos e apresentou experiências de outros países como Israel, Holanda, Portugal e Reino Unido. Rogério Moreira, Supervisor de Projetos e Tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, foi um dos palestrantes e falou sobre a normalização da metodologia no País.

O especialista explicou que, no Brasil, o tema ficou em discussão durante muito tempo, o que gerou um delay sobre o assunto em relação ao mercado internacional. “Tivemos um longo período de aprendizado, de desenvolvimento, de mobilização do setor. Mas, hoje, há um apoio mútuo de todos os players envolvidos na cadeia industrial da construção civil para que o BIM se torne uma realidade. Agora, temos conhecimento disponível para fazer as implantações no País”, disse Moreira.

O desenvolvimento da normalização do BIM no Brasil tem sido liderado pelo Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil juntamente com a ABNT, e em parceria com a ISO. “Nós temos a previsão de concluir esse trabalho entre 2019 e 2020”, informou. Segundo Moreira, estão sendo elaborados três conjuntos de normas.

A iniciativa faz parte das ações da Rede BIM Senai-SP, que tem a base na Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, na capital paulista. Além de abrigar o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, no local são realizadas capacitações para trabalhar a metodologia.

“Desde 2014, formamos alunos do curso técnico de edificações para aplicarem o BIM em todos os estágios. Há uma corrida interessante das construtoras e dos escritórios de projetistas de estruturas no mercado que vêm procurar esses profissionais assim que eles concluem a formação”, explicou Abilio Weber, diretor da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo.

Além do curso técnico de edificações, a Escola oferece cursos de aperfeiçoamento para aplicação de BIM em diversos setores.

“Nós desenvolvemos programas de formação e de capacitação que esclarecem a necessidade da tecnologia e vão inserindo as pessoas nessa metodologia”, conclui Weber.

Para mais informações sobre o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil ou cursos disponíveis na escola, acesse o site https://construcaocivil.sp.senai.br/.


SOBRE O BIM

Building Information Modeling é uma metodologia que agrupa, num único local, todas as informações referentes a cada etapa de uma determinada construção, garantindo maior eficiência em relação aos prazos, custos e materiais.
No ano passado, o governo federal assinou o Decreto Nº 9.377 (17 DE MAIO DE 2018) para instituir a estratégia nacional de disseminação do BIM, tornando o uso obrigatório a partir de 2021.