• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Curso Técnico on-line em Eletrônica: primeira turma se formará na Escola Senai Hessel Horácio Cherkassky, em Cubatão

A A A

No próximo dia 25, participarão da formatura 57 alunos e a próxima turma tem previsão de início em agosto

03/07/2019

Núcleo de Comunicação

A 1ª turma do curso Técnico on-line em Eletroeletrônica se formará no próximo dia 25 de julho. Essa é primeira classe a concluir esse curso a distância no Senai-SP – a escola pioneira é Hessel Horácio Cherkassky, de Cubatão.

“Esse é um curso inédito e, para sair do papel, contou com um grupo de trabalho multidisciplinar que, no processo de desenvolvimento, elaborou os conteúdos e as situações de aprendizagem para atender as exigências e a excelência que o curso presencial tem”, conta Germano Luiz Cardoso, coordenador de atividades técnicas da escola.

Os alunos compareceram uma vez por semana às aulas práticas de laboratório e de oficina, distribuídas para cada turma de 16 alunos, com a opção de realizá-las às quintas-feiras ou aos sábados. Isso permitiu a flexibilidade em relação ao horário de estudos e a realização das atividades dos profissionais que fizeram o curso.

“Ainda assim, desenvolver ou fazer um técnico a distância exige mudança de hábitos: do docente, ao desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem; da equipe de apoio, que precisa valorizar o trabalho participativo; e dos alunos, que são estimulados a ter uma postura mais ativa diante do conhecimento. Sem horário fixo de aula e sem a figura do docente presente o tempo todo, eles têm que ‘correr atrás’ do conteúdo e assumir atitude mais participativa em relação ao aprendizado”, pontua Germano.

Além das atividades presenciais, ao longo da semana, os alunos desenvolveram atividades relativas ao conteúdo da unidade curricular na plataforma on-line chamada Moodle. “O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) precisa ser minimamente intuitivo e envolvente para estimular o aluno a participar das aulas, fazer as atividades propostas e ler os materiais disponibilizados pelo professor. Essa plataforma, utilizada em todos os cursos on-line do Senai-SP, oferece o que há de melhor para os nossos alunos”, acrescenta o coordenador.

No próximo dia 25, participarão da formatura 57 alunos e a próxima turma tem previsão de início em agosto. O SENAI de Cubatão oferece, ainda, outros dois cursos técnicos nessa modalidade: técnico em eletroeletrônica e técnico em eletromecânica.

“Estamos expandindo as ofertas de cursos técnicos on-line por todo o Estado de São Paulo, de modo a proporcionar a mesma oportunidade de acesso à educação, onde quer que o aluno esteja”, declara Izabel Rego de Andrade, supervisora de Tecnologias Educacionais do Senai-SP. “Com os cursos on-line, conseguimos alcançar os alunos geograficamente distantes das nossas escolas, seja por condições de trabalho - como é o caso de alunos que trabalham embarcados em plataformas de petróleo - seja por qualquer condição pessoal. As tecnologias educacionais são nossas grandes aliadas nessa empreitada”, conclui.

Confira os cursos técnicos on-line oferecidos pelo SENAI-SP para o segundo semestre deste ano:

SENAI Indaiatuba - Eletroeletrônica

SENAI Vila Alpina - Eletroeletrônica

SENAI Vila Leopoldina - Mecatrônica

SENAI Vila Mariana - Mecatrônica

SENAI Osasco - Logística

SENAI São Caetano - Mecatrônica

SENAI Santos - Redes de Computadores e Logística

SENAI Cubatão - Eletroeletrônica e Eletromecânica

SENAI Sorocaba - Segurança do Trabalho

SENAI São Carlos - Mecatrônica