• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE TEARES CIRCULARES SOROCABA - JARDIM SANTA CECÍLIA - 57554

A A A
RESUMO

O curso de aprendizagem industrial Mecânico de Manutenção de Teares Circulares tem por objetivo proporcionar ao aprendiz formação inicial visando à qualificação que lhe permita realizar atividades de manutenção mecânica em teares circulares, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de preservação ambiental e de saúde e segurança no trabalho.

programação do curso

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação: processo, níveis de fala e funções da linguagem; Comunicação oral: diálogos, técnicas de apresentações, adequação da linguagem à situação; Técnicas de intelecção de texto; Elaboração de documentos técnicos; Parágrafos; Dissertação; Relatório; Terminologia técnica.

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Desenhar a mão livre e com instrumentos; Cotagem; Corte Total e Meio Corte; Escala; Diagramas; Leiaute.

MATEMÁTICA APLICADA
Conjuntos numéricos; Medidas Físicas e Unidades; Elementos de geometria; Regra de três; Organização de dados numéricos; Análise Combinatória.

INFORMÁTICA BÁSICA
Terminologia básica; Componentes do sistema de microcomputador; Periféricos; Conseqüências provocadas pela utilização do computador; Sistemas operacionais; Internet; Vírus de computador; Editor de textos; Planilha eletrônica; Programa de apresentação gráfica; Exercícios de navegabilidade em softwares da ocupação.

PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DE TEARES CIRCULARES
PRINCÍPIOS MECÂNICOS: Ferramentas manuais; Paquímetros; Micrômetros; Uniões desmontáveis; Eixos e árvores; Chavetas; Acoplamentos; Mancais; Molas helicoidais; Materiais plásticos; Transmissões flexíveis; Engrenagens.
PNEUMÁTICA: Fundamentos de pneumática; Simbologia; Compressores; Redes de ar comprimido; Unidades de preparação do ar comprimido; Tubulações e conexões; Válvulas; Elementos de trabalho; Gerador de vácuo; Circuitos industriais típicos; Procedimentos para manutenção; Testes de componentes.
HIDRÁULICA: Fundamentos de Hidráulica; Simbologia; Reservatórios e acessórios; Bombas hidropneumáticas; Fluidos hidráulicos; Filtros; Tipo de Circuitos de lubrificação; Procedimentos para manutenção; Testes de componentes.
ELETRICIDADE BÁSICA: Fontes geradoras de eletricidade; Simbologia; Instrumentos de medição; Dispositivos de manobra e proteção; Circuito magnético; Corrente alternada; Prevenção em Energia Elétrica; Comprovar Lei de Ohm; Medir: corrente, tensão e resistência elétrica; Circuitos elétricos.
ELETROHIDRÁULICA/ELETROPNEUMÁTICA: Componentes; Simbologia; Eletroválvulas; Simulações; Procedimento para manutenção.
TEARES CIRCULARES: Máquinas Circulares; Malha; Componentes; Conjuntos Eletromecânicos; Sistemas de Freios; Retentores; Vedação; Tensores; Sensores e Microsensores; Limpeza; Acessórios.
LUBRIFICAÇÃO: Princípios fundamentais da lubrificação; Características dos lubrificantes; Métodos de aplicação dos lubrificantes; Armazenagem e manuseio dos lubrificantes; Organização e controle da lubrificação.
MEDIÇÃO E CONTROLE DO PRODUTO; Instrumentos;
MATÉRIA-PRIMA: Padronagem - Ligamentos Fundamentais;
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MEIAS.

FUNDAMENTOS DA MANUTENÇÃO
Produto; medição e controle do produto; limpeza de máquinas; Sistemas de gestão da produção: A Empresa; Planejamento Industrial; Dimensão de qualidade e produtividade; Os materiais e o meio ambiente; Fatores considerados na obtenção do lucro; Resolução participativa de problemas; Certificação; Ferramentas da qualidade; Controle total de perdas; Racionalização do trabalho; Leiaute do sistema produtivo; Organização do estoque; Relações trabalhistas; Gestão de Pessoas: Motivação; Liderança; Métodos e Técnicas de Manutenção: Manutenção; Montagem e Desmontagem de Equipamentos; Conjuntos Eletromecânicos.

PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO DE TEARES CIRCULARES
Administração de Manutenção; Fatores considerados na obtenção do lucro; Resolução participativa de problemas; Modelos administrativos; Arranjo Físico (leiaute); Ferramentas para manutenção; Custo da Manutenção; Controle de paradas; Terceirização; Documentação da Manutenção.

MANUTENÇÃO DE TEARES CIRCULARES
Análise do produto; Análise de máquinas e seus componentes; Montagem e desmontagem de conjuntos eletromecânicos e suas peças; Montagem e desmontagem de conjuntos mecânicos e suas peças; Montagem e desmontagem de rolamentos; Substituição de peças, componentes e acessórios; Reparação de peças e componentes; Montagem e desmontagem de máquinas; Lubrificação de máquinas; Limpeza de Máquinas; Liberação de máquinas; Programação da Catene: Características do software, Estrutura do programa, Menu de comandos, simbologia, programação, etapas da montagem da catene, Programação de catenes de acordo com a ficha técnica e a arte; Programação do desenho: Características do software, menu de comandos, barras de ferramentas, definição do campo de desenho, criação da arte, programação de alimentadores, programação de guia-fios; Compatibilização de programas; Transmissão do programa para o tear.

CONTROLE DA MANUTENÇÃO DE TEARES CIRCULARES
Organização do estoque; Suprimentos da Manutenção; Avaliação de desempenho; Criticidade; Mão-de-obra; Segurança no trabalho; Aplicativos Gerenciadores da Manutenção; Histórico de Manutenção; Documentos da Manutenção; Resíduos da Manutenção; Destinação de peças, acessórios e componentes.

SOROCABA - JARDIM SANTA CECÍLIA - 57554

ÁREA:Mecânica

CARGA HORÁRIA:2400 horas

UNIDADE: Escola Senai "Luiz Pagliato"
Av. Itavuvu, 6515 - Jardim Santa Cecília | Sorocaba
CEP: 18078-005
Telefone: 15 3321-0500
Site: www.sp.senai.br/sorocabaitavuvu
E-mail: senaisorocabaitavuvu@sp.senai.br

Turma(s):